15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física 3º ano ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Movimentos Corporais

Uma atividade lúdica que envolve a criação de cartas com diferentes movimentos corporais, como saltos, giros e alongamentos. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes e, ao fazê-lo, realizar o movimento indicado. Essa atividade estimula a memória e a coordenação motora, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações de atividades, como corrida, salto em distância e arremesso de bola. Os alunos devem passar por cada estação, realizando a atividade proposta por um tempo determinado. Essa dinâmica promove o condicionamento físico e a resistência, além de incentivar o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras com Música e Movimento

Adaptar o tradicional jogo da dança das cadeiras, onde, ao invés de sentar, os alunos devem realizar um movimento específico ao parar a música. Essa atividade ajuda a desenvolver o ritmo, a coordenação e a percepção corporal, além de ser uma forma divertida de trabalhar a musicalidade. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Organizar uma caça ao tesouro onde cada pista leva a um desafio físico que os alunos devem completar, como uma corrida de obstáculos ou uma série de alongamentos. Essa atividade estimula a resolução de problemas e a atividade física, promovendo a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos de Relacionamento e Cooperação

Propor jogos que exigem cooperação, como o “Pato, Pato, Ganso”, onde os alunos devem trabalhar juntos para alcançar um objetivo comum. Essas atividades favorecem o desenvolvimento social e emocional, além de promover a atividade física de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades de Rítmica e Expressão Corporal

Realizar atividades que envolvam rítmica e expressão corporal, como a criação de coreografias em grupo. Os alunos podem usar instrumentos musicais simples para acompanhar os movimentos, desenvolvendo a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Mini-Olimpíadas

Organizar uma competição de mini-olimpíadas com diferentes modalidades esportivas, como corrida, salto em altura e arremesso de peso. Os alunos podem competir em equipes, promovendo o espírito esportivo e a prática de atividades físicas. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Luta e Autodefesa

Introduzir os alunos ao mundo das lutas, ensinando movimentos básicos de autodefesa e respeitando sempre os limites do corpo. Essa atividade promove a disciplina, o respeito e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos Tradicionais Brasileiros

Resgatar jogos tradicionais como a “Queimada” e “Pique-Bandeira”, que promovem a atividade física e a interação social. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades motoras e a valorização da cultura brasileira. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Alongamento e Relaxamento

Finalizar as aulas com atividades de alongamento e relaxamento, ensinando os alunos a importância do cuidado com o corpo. Essas práticas ajudam a prevenir lesões e promovem o bem-estar físico e mental. Habilidade BNCC: EF15EF10.