15 Ideias de Atividades (BNCC) 5º ano história e geografia

1. Linha do Tempo da História do Brasil

Uma atividade que envolve a criação de uma linha do tempo onde os alunos devem pesquisar e organizar eventos importantes da história do Brasil. Os alunos podem trabalhar em grupos, cada um responsável por um período específico, como a colonização, o Império e a República. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15HI01, que trata da análise de diferentes períodos históricos.

2. Mapa Conceitual sobre a Geografia Brasileira

Os alunos devem criar um mapa conceitual que represente as principais características geográficas do Brasil, incluindo biomas, clima e relevo. Essa atividade estimula a habilidade EF15GE01, que envolve a compreensão dos elementos naturais e sociais que compõem o espaço geográfico.

3. Debate sobre Direitos Humanos

Organizar um debate em sala de aula sobre a evolução dos direitos humanos no Brasil. Os alunos devem pesquisar sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e sua aplicação no contexto brasileiro. Essa atividade promove a habilidade EF15HI02, que aborda a reflexão crítica sobre a história e a cidadania.

4. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas históricos e geográficos relevantes, como a história da cidade onde vivem ou a importância de um determinado bioma. Essa atividade estimula a habilidade EF15GE02, que trata da produção de textos e da comunicação.

5. Visita Virtual a Museus

Utilizando recursos digitais, os alunos podem realizar visitas virtuais a museus que abordam a história e a geografia do Brasil. Após a visita, os alunos devem elaborar um relatório com suas impressões e aprendizados, desenvolvendo a habilidade EF15HI03, que envolve a pesquisa e a interpretação de fontes históricas.

6. Projeto de Sustentabilidade

Os alunos devem desenvolver um projeto que vise a preservação de um bioma brasileiro, como a Amazônia ou o Cerrado. Eles podem apresentar suas propostas em forma de painel ou apresentação oral, estimulando a habilidade EF15GE03, que trata da análise crítica das questões ambientais.

7. Estudo de Caso: Cidades Históricas

Os alunos podem escolher uma cidade histórica do Brasil para pesquisar e apresentar suas características, como arquitetura, cultura e história. Essa atividade promove a habilidade EF15HI04, que envolve a análise de diferentes contextos históricos e culturais.

8. Jogo de Perguntas e Respostas sobre História

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre fatos históricos do Brasil, onde os alunos podem competir em grupos. Essa atividade estimula a habilidade EF15HI05, que envolve a memorização e a compreensão de eventos históricos.

9. Análise de Documentos Históricos

Os alunos devem analisar documentos históricos, como cartas, tratados e constituições, e discutir seu impacto na sociedade brasileira. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15HI06, que trata da interpretação de documentos e fontes históricas.

10. Mapa Interativo da Geografia Brasileira

Utilizando ferramentas digitais, os alunos podem criar um mapa interativo que mostre as principais características geográficas do Brasil, como rios, montanhas e cidades. Essa atividade estimula a habilidade EF15GE04, que envolve a representação e a análise do espaço geográfico.