15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física futsal

1. Jogo de Passes

O jogo de passes é uma atividade fundamental para desenvolver a habilidade de passe entre os alunos. Os alunos são divididos em grupos e devem realizar passes em um espaço delimitado, buscando manter a posse de bola. Essa atividade pode ser adaptada para incluir diferentes tipos de passes, como passes curtos e longos, e pode ser realizada em diferentes direções. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a prática de jogos e brincadeiras.

2. Dribles em Cones

Os dribles em cones são uma excelente maneira de trabalhar a agilidade e o controle de bola. Os alunos devem driblar a bola em um percurso que inclui cones posicionados em diferentes distâncias. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e a percepção espacial. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF02, que enfatiza o desenvolvimento de habilidades motoras.

3. Mini-Jogo de Futsal

Organizar um mini-jogo de futsal entre os alunos é uma forma eficaz de aplicar as habilidades aprendidas em situações de jogo real. Os alunos são divididos em equipes e jogam em um espaço reduzido, o que favorece a participação de todos. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a aplicação de estratégias de jogo. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF03, que trata da prática de jogos coletivos.

4. Circuito de Habilidades

Um circuito de habilidades pode incluir diferentes estações, como passes, dribles e finalizações. Os alunos passam por cada estação, praticando uma habilidade específica antes de seguir para a próxima. Essa atividade é ótima para desenvolver a resistência e a versatilidade dos alunos. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF04, que aborda a prática de atividades físicas diversificadas.

5. Jogo do Gol

No jogo do gol, os alunos devem tentar marcar pontos ao chutar a bola em um gol pequeno. Essa atividade pode ser realizada em duplas ou em grupos, incentivando a competição saudável. Além de desenvolver a habilidade de finalização, promove a interação social entre os alunos. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF05, que enfatiza a finalização em jogos.

6. Treino de Chute ao Gol

O treino de chute ao gol é essencial para aprimorar a técnica de finalização dos alunos. Os alunos devem praticar diferentes tipos de chutes, como o chute colocado e o chute forte, em direção ao gol. Essa atividade pode ser realizada em duplas, onde um aluno chuta e o outro defende. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF06, que trata da finalização em jogos de equipe.

7. Atividade de Marcação

A atividade de marcação ensina os alunos a importância da defesa em um jogo de futsal. Os alunos são divididos em equipes e devem praticar a marcação em situações de jogo. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência tática e a colaboração entre os jogadores. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF07, que aborda a defesa em jogos coletivos.

8. Jogo de Posse de Bola

O jogo de posse de bola é uma atividade que foca na manutenção da posse da bola por um determinado tempo. Os alunos devem passar a bola entre si, evitando que a equipe adversária a roube. Essa atividade desenvolve a comunicação e o trabalho em equipe, além de melhorar a habilidade de passe. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF08, que enfatiza a posse de bola em jogos.

9. Atividade de Finalização em Movimento

Essa atividade consiste em realizar finalizações enquanto os alunos estão em movimento. Eles devem receber a bola em movimento e chutar em direção ao gol. Isso simula situações reais de jogo e melhora a precisão e a técnica de finalização. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF09, que aborda a finalização em movimento.

10. Torneio de Futsal

Organizar um torneio de futsal entre as turmas é uma maneira divertida de aplicar todas as habilidades aprendidas. Os alunos podem formar equipes e competir em jogos eliminatórios. Essa atividade promove o espírito esportivo, a competitividade saudável e a aplicação prática das habilidades de futsal. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF10, que trata da organização e participação em competições esportivas.