15 Ideias de Atividades (BNCC) sequência numérica educação infantil

1. Jogo da Sequência Numérica

Uma atividade divertida que envolve o uso de cartões numerados de 1 a 10. Os alunos devem organizar os cartões em ordem crescente ou decrescente, promovendo o reconhecimento e a memorização dos números. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15MA01, que aborda a leitura e a escrita de números em diferentes contextos.

2. Caça ao Tesouro Numérico

Os professores podem criar uma caça ao tesouro onde as pistas são baseadas em sequências numéricas. As crianças devem resolver problemas simples de adição ou subtração para encontrar a próxima pista. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e está relacionada à habilidade BNCC EF15MA02, que envolve a resolução de problemas com números.

3. Pintura com Números

Utilizando desenhos que contêm números, as crianças podem pintar as áreas correspondentes a cada número com cores específicas. Essa atividade ajuda a reforçar a identificação numérica e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade BNCC EF15MA03, que trata da identificação de números em diferentes contextos.

4. Sequência de Números com Objetos

Os alunos podem usar objetos do dia a dia, como tampinhas ou blocos, para criar sequências numéricas. Eles devem contar e organizar os objetos em grupos, desenvolvendo a noção de quantidade e sequência. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15MA04, que envolve a contagem e a comparação de quantidades.

5. Música e Números

Integrar música e números é uma ótima maneira de ensinar sequências numéricas. Os alunos podem cantar músicas que envolvem contagem, como “Um, dois, feijão com arroz”. Essa atividade promove a memorização e a diversão, alinhando-se à habilidade BNCC EF15MA05, que aborda a relação entre música e matemática.

6. Jogo da Memória Numérica

Crie um jogo da memória com cartas que contenham números e imagens que representem a quantidade correspondente. Os alunos devem encontrar os pares, reforçando a memória visual e a associação entre números e quantidades. Esta atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15MA06, que envolve a identificação de números e suas representações.

7. Atividades com Dados

Utilizar dados para criar sequências numéricas é uma maneira lúdica de ensinar. As crianças podem jogar os dados e registrar os números que saem, formando sequências. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15MA07, que trata da leitura e interpretação de dados.

8. Sequência Numérica com Histórias

Contar histórias que envolvem sequências numéricas pode ajudar as crianças a entender melhor o conceito. Por exemplo, uma história sobre cinco patinhos que foram passear. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15MA08, que envolve a interpretação de narrativas e a identificação de números nas histórias.

9. Criação de Gráficos Simples

As crianças podem coletar dados sobre a quantidade de frutas que cada um gosta e criar gráficos simples. Essa atividade ajuda a entender a relação entre números e quantidades, alinhando-se à habilidade BNCC EF15MA09, que envolve a representação de dados de forma visual.

10. Jogos de Tabuleiro com Números

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvem a movimentação por casas numeradas pode ser uma forma divertida de ensinar sequências numéricas. Os alunos devem contar as casas para avançar, promovendo a contagem e a noção de ordem. Esta atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15MA10, que aborda a contagem e a sequência numérica.