15 Ideias de Atividades (BNCC) releitura de obras de arte

A primeira ideia de atividade consiste em realizar uma releitura da famosa obra “A Noite Estrelada” de Vincent van Gogh. Os alunos podem ser incentivados a criar suas próprias versões da pintura utilizando diferentes técnicas, como aquarela ou colagem. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR01), que propõe a apreciação e a criação de obras de arte a partir de referências. Além disso, os alunos podem discutir sobre as emoções que a obra original evoca e como essas emoções podem ser traduzidas em suas próprias criações.

A segunda atividade envolve a análise da obra “O Grito” de Edvard Munch. Os alunos podem ser desafiados a expressar suas próprias emoções através da arte, criando uma obra que represente um momento de tensão ou ansiedade em suas vidas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR02), que incentiva a expressão de sentimentos e a reflexão sobre a arte como forma de comunicação.

Uma terceira ideia é a releitura da obra “A Persistência da Memória” de Salvador Dalí. Os alunos podem explorar o conceito de tempo e memória, criando suas próprias representações visuais do que o tempo significa para eles. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR03), que aborda a relação entre arte e tempo, além de estimular discussões sobre a percepção do tempo na vida cotidiana.

A quarta atividade propõe que os alunos façam uma releitura da obra “Guernica” de Pablo Picasso. Eles podem trabalhar em grupos para criar um mural que represente suas visões sobre a paz e a guerra, utilizando recortes de revistas, desenhos e pinturas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR04), que incentiva a reflexão sobre temas sociais e políticos através da arte.

A quinta ideia é a criação de uma instalação artística inspirada na obra “O Beijo” de Gustav Klimt. Os alunos podem utilizar materiais recicláveis para criar uma instalação que simbolize o amor e a união. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR05), que propõe a experimentação com diferentes materiais e a reflexão sobre o significado das obras de arte.

A sexta atividade envolve a releitura da obra “O Jardim das Delícias Terrenas” de Hieronymus Bosch. Os alunos podem ser convidados a criar uma obra que represente seus próprios desejos e fantasias, utilizando técnicas de pintura ou desenho. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR06), que incentiva a exploração de temas pessoais e universais na arte.

A sétima ideia é a criação de uma série de fotografias inspiradas na obra “A Grande Onda de Kanagawa” de Hokusai. Os alunos podem explorar a relação entre natureza e humanidade, capturando imagens que representem essa interação. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR07), que propõe a utilização de diferentes linguagens artísticas para expressar ideias e sentimentos.

A oitava atividade propõe que os alunos façam uma releitura da obra “A Escola de Atenas” de Rafael. Eles podem criar uma representação de um espaço de aprendizado ideal, utilizando colagens e desenhos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR08), que incentiva a reflexão sobre o papel da educação e do conhecimento na sociedade.

A nona ideia é a criação de uma animação inspirada na obra “A Criação de Adão” de Michelangelo. Os alunos podem utilizar aplicativos de animação para dar vida a suas interpretações da obra, explorando a relação entre arte e tecnologia. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR09), que propõe a experimentação com novas mídias e técnicas artísticas.

Por fim, a décima atividade envolve a releitura da obra “A Liberdade Guiando o Povo” de Eugène Delacroix. Os alunos podem ser desafiados a criar um cartaz que represente uma causa social que eles apoiam, utilizando elementos visuais e textuais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR10), que incentiva a reflexão sobre a arte como forma de ativismo e engajamento social.