15 Ideias de Atividades (BNCC) frutas educação infantil

1. Pintura com Frutas

Uma atividade divertida que envolve o uso de frutas como carimbos. Os alunos podem cortar frutas como maçãs, peras e laranjas ao meio e mergulhá-las em tinta atóxica para criar estampas em papel. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora, além de ensinar sobre as diferentes texturas e cores das frutas. Habilidade BNCC: EI03CG02.

2. Jogo da Memória com Frutas

Crie um jogo da memória utilizando cartões com imagens de diferentes frutas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a desenvolver a memória visual e a concentração. Além disso, pode-se incluir informações sobre cada fruta, como seu sabor e benefícios. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Frutas e suas Cores

Esta atividade envolve a classificação de frutas por suas cores. Os alunos podem trazer frutas de casa ou utilizar imagens, e em seguida, organizá-las em grupos de acordo com suas cores. Essa atividade promove o reconhecimento de cores e estimula a observação. Habilidade BNCC: EI03ET01.

4. Frutas em Movimento

Organize uma gincana onde as crianças devem imitar o movimento de diferentes frutas. Por exemplo, como uma banana se curva ou como uma maçã rola. Essa atividade é ótima para o desenvolvimento motor e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EI03EF02.

5. Receita de Salada de Frutas

Os alunos podem participar da preparação de uma salada de frutas. Eles aprenderão sobre a importância de uma alimentação saudável, além de praticar habilidades de medição e cortes seguros. Essa atividade também pode incluir uma discussão sobre as propriedades nutricionais das frutas. Habilidade BNCC: EI03CN01.

6. Frutas e seus Sons

Utilize frutas para criar instrumentos musicais. Por exemplo, uma melancia pode ser usada como um tambor e uma laranja como um chocalho. Os alunos podem explorar os sons que cada fruta produz, estimulando a percepção auditiva e a criatividade. Habilidade BNCC: EI03CM01.

7. História das Frutas

Conte histórias sobre a origem das frutas e suas culturas. Os alunos podem fazer uma pesquisa sobre as frutas que mais gostam e apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade promove a leitura, a pesquisa e o compartilhamento de conhecimento. Habilidade BNCC: EI03LP01.

8. Frutas e o Meio Ambiente

Realize uma atividade sobre a importância das frutas para o meio ambiente. Os alunos podem aprender sobre como as frutas ajudam na polinização e na alimentação de animais. Essa atividade pode incluir uma visita a um pomar ou horta. Habilidade BNCC: EI03CI01.

9. Frutas em Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos onde as frutas são personagens. Eles podem inventar histórias e diálogos, estimulando a criatividade e a escrita. Essa atividade também pode incluir a ilustração das frutas. Habilidade BNCC: EI03LP02.

10. Frutas e suas Formas

Explore as diferentes formas das frutas através de uma atividade de modelagem com massinha. Os alunos podem criar suas frutas favoritas, aprendendo sobre suas características e formas. Essa atividade é excelente para o desenvolvimento da coordenação motora fina. Habilidade BNCC: EI03ET02.

11. Frutas e a Cultura Brasileira

Apresente as frutas típicas do Brasil e suas importâncias culturais. Os alunos podem pesquisar sobre as frutas regionais e preparar uma apresentação. Essa atividade promove o conhecimento cultural e a valorização da diversidade. Habilidade BNCC: EI03CI02.

12. Frutas e a Matemática

Utilize frutas para ensinar conceitos matemáticos, como contagem e adição. Os alunos podem contar quantas frutas têm e fazer operações simples com elas. Essa abordagem prática torna o aprendizado mais divertido e interativo. Habilidade BNCC: EI03MA01.

13. Frutas e a Saúde

Realize uma discussão sobre os benefícios das frutas para a saúde. Os alunos podem fazer cartazes informativos sobre as frutas que mais gostam e seus benefícios. Essa atividade incentiva hábitos saudáveis desde cedo. Habilidade BNCC: EI03CN02.

14. Frutas e a Arte

Incentive os alunos a criar obras de arte utilizando frutas como inspiração. Eles podem desenhar, pintar ou até mesmo fazer colagens com imagens de frutas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EI03AR01.

15. Frutas e a Sensação

Proponha uma atividade sensorial onde os alunos possam tocar, cheirar e até mesmo provar diferentes frutas. Essa experiência sensorial ajuda no desenvolvimento das habilidades sensoriais e na apreciação dos sabores. Habilidade BNCC: EI03CG01.