15 Ideias de Atividades (BNCC) Mais Educação dança

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” tem como objetivo explorar a percepção visual e a expressão corporal dos alunos. Os professores podem utilizar lenços coloridos e criar um ambiente onde os alunos dançam ao som de músicas variadas. Durante a atividade, os alunos devem associar as cores dos lenços a emoções e movimentos específicos, promovendo a criatividade e a interpretação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a expressão e a apreciação das artes.

2. Coreografia em Grupo

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e desafiados a criar uma coreografia original. Os grupos devem escolher uma música e desenvolver movimentos que representem a letra ou o tema da canção. Essa atividade estimula o trabalho em equipe, a criatividade e a capacidade de improvisação. A habilidade BNCC EF15AR02 é contemplada, pois envolve a criação e a execução de danças em grupo.

3. Dança das Estações

A “Dança das Estações” é uma atividade que permite aos alunos explorar os diferentes ritmos e estilos de dança associados a cada estação do ano. Os professores podem apresentar músicas que remetam a cada estação e incentivar os alunos a criar movimentos que representem as características de cada uma. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a relação entre a dança e as diferentes culturas.

4. Jogo da Imitação

No “Jogo da Imitação”, os alunos devem imitar os movimentos de dança de um colega ou do professor. Essa atividade promove a observação e a atenção, além de incentivar a confiança dos alunos em sua capacidade de se expressar através da dança. A habilidade BNCC EF15AR04 é abordada, pois envolve a percepção e a execução de movimentos corporais.

5. Dança e Contação de Histórias

Integrar dança e contação de histórias é uma forma criativa de estimular a imaginação dos alunos. Os professores podem escolher uma história e criar uma sequência de movimentos que ilustrem os eventos narrados. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR05, que aborda a relação entre a dança e a narrativa.

6. Dança do Silêncio

A “Dança do Silêncio” é uma atividade que desafia os alunos a dançar sem música, utilizando apenas o silêncio como guia. Os alunos devem prestar atenção ao seu corpo e aos movimentos dos colegas, desenvolvendo a consciência corporal e a concentração. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR06, que envolve a exploração do movimento e do espaço.

7. Dança dos Animais

Nesta atividade, os alunos são convidados a imitar os movimentos de diferentes animais. Os professores podem apresentar vídeos ou imagens de animais e, em seguida, os alunos devem criar uma dança que represente esses movimentos. Essa atividade promove a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR07, que aborda a relação entre a dança e a natureza.

8. Dança e Música Folclórica

A “Dança e Música Folclórica” é uma atividade que permite aos alunos conhecer e praticar danças tradicionais de diferentes regiões do Brasil. Os professores podem ensinar passos básicos de danças folclóricas e discutir a importância cultural dessas manifestações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR08, que envolve a valorização das tradições culturais.

9. Dança e Expressão Facial

A atividade “Dança e Expressão Facial” foca na importância da expressão facial na dança. Os alunos devem criar movimentos que transmitam emoções específicas, utilizando suas expressões faciais para complementar a dança. Essa atividade estimula a comunicação não verbal e está alinhada à habilidade BNCC EF15AR09, que aborda a relação entre a dança e a expressão emocional.

10. Dança e Tecnologia

Integrar tecnologia à dança pode ser uma forma inovadora de engajar os alunos. Os professores podem utilizar aplicativos de música e vídeo para criar coreografias e registrar as apresentações. Essa atividade promove a criatividade e a adaptação às novas tecnologias, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR10, que envolve a utilização de recursos tecnológicos nas artes.