15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino religioso 1º ano fundamental

1. Contação de Histórias Religiosas

Uma atividade que envolve a contação de histórias de diferentes tradições religiosas, como o cristianismo, o islamismo e o budismo. Os alunos podem ouvir e discutir as lições morais contidas nas narrativas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EMRE01CG01), que visa reconhecer a diversidade de expressões culturais e religiosas.

2. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que representem símbolos e práticas de diferentes religiões. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover o respeito à diversidade. A habilidade BNCC correspondente é (EMRE01CG02), que aborda a importância do respeito às diferenças culturais e religiosas.

3. Jogos de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre conceitos e figuras importantes do ensino religioso. Essa dinâmica pode ser realizada em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. A habilidade BNCC relacionada é (EMRE01CG03), que incentiva a reflexão sobre a diversidade religiosa.

4. Atividades de Música e Canto

Incluir canções que abordem temas religiosos e espirituais, permitindo que os alunos aprendam sobre a importância da música nas práticas religiosas. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC (EMRE01CG04), que explora a expressão artística nas diferentes tradições religiosas.

5. Dramatização de Contos Religiosos

Os alunos podem dramatizar histórias religiosas, o que ajuda a internalizar os ensinamentos de forma lúdica. Essa atividade promove a empatia e a compreensão das narrativas. A habilidade BNCC correspondente é (EMRE01CG05), que incentiva a vivência de valores éticos e religiosos.

6. Visitas a Locais Religiosos

Organizar visitas a igrejas, templos ou centros de culto, permitindo que os alunos conheçam diferentes práticas religiosas. Essa experiência prática é fundamental para a formação de uma visão crítica e respeitosa. A habilidade BNCC é (EMRE01CG06), que promove a vivência e o reconhecimento da diversidade religiosa.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos curtos explicando conceitos ou práticas de diferentes religiões. Essa atividade estimula a pesquisa e o uso de tecnologia, além de promover a criatividade. A habilidade BNCC relacionada é (EMRE01CG07), que incentiva a produção de conteúdos que respeitem a diversidade cultural.

8. Discussão sobre Valores Éticos

Promover debates sobre valores éticos presentes nas diferentes religiões, como amor, respeito e solidariedade. Essa atividade ajuda os alunos a refletirem sobre a importância desses valores em suas vidas. A habilidade BNCC é (EMRE01CG08), que aborda a reflexão sobre valores e ética nas práticas religiosas.

9. Criação de um Livro de Receitas Religiosas

Os alunos podem pesquisar e compilar receitas tradicionais de diferentes culturas religiosas, discutindo a importância da comida nas celebrações. Essa atividade promove a interdisciplinaridade e o respeito à diversidade. A habilidade BNCC correspondente é (EMRE01CG09), que explora a relação entre cultura e religião.

10. Atividades de Arte e Artesanato

Os alunos podem criar obras de arte inspiradas em símbolos religiosos, como mandalas ou vitrais. Essa atividade estimula a expressão artística e a apreciação da estética religiosa. A habilidade BNCC é (EMRE01CG10), que promove a valorização da diversidade cultural e religiosa através da arte.