15 Ideias de Atividades (BNCC) 4º ano educação física

1. Jogo da Memória com Movimentos Corporais

O Jogo da Memória é uma atividade lúdica que pode ser adaptada para incluir movimentos corporais. Os alunos devem formar pares de cartões que representam diferentes movimentos, como saltar, girar ou correr. Esta atividade estimula a memória e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações que incluem atividades como corrida, salto em distância e exercícios de força. Os alunos devem passar por cada estação, realizando a atividade proposta. Essa dinâmica promove a resistência e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras com Música e Movimento

A Dança das Cadeiras é uma atividade clássica que pode ser enriquecida com movimentos corporais. Ao invés de apenas sentar, os alunos devem realizar um movimento específico ao redor das cadeiras. Essa atividade desenvolve o ritmo e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Crie uma caça ao tesouro onde os alunos precisam completar desafios físicos para encontrar pistas. Os desafios podem incluir saltos, corridas ou exercícios de equilíbrio. Essa atividade estimula a resolução de problemas e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos de Revezamento

Organizar jogos de revezamento, como o revezamento de bastão, onde os alunos devem correr e passar o bastão para o colega. Essa atividade promove a velocidade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades de Alongamento e Relaxamento

Iniciar as aulas com uma sessão de alongamento e relaxamento. Ensinar os alunos a importância do aquecimento e do relaxamento após a atividade física. Essa prática ajuda a prevenir lesões e melhora a flexibilidade. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Mini-Olimpíadas

Organizar mini-Olimpíadas com diferentes modalidades esportivas, como corrida, salto em altura e arremesso de peso. Os alunos podem competir em equipes, promovendo a cooperação e o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Coordenação Motora

Propor atividades que desenvolvam a coordenação motora, como jogos de bola e atividades com cordas. Essas atividades ajudam os alunos a aprimorar suas habilidades motoras e a trabalhar em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos de Imitação

Realizar jogos onde os alunos devem imitar movimentos de animais ou personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de ser divertida. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Esportes Coletivos

Introduzir os alunos a esportes coletivos, como futebol ou basquete, ensinando as regras básicas e promovendo jogos amistosos. Essa prática desenvolve habilidades sociais e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF10.