15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia ensino fundamental 2º ano

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem identificar continentes, oceanos e países. Os alunos devem usar materiais recicláveis para construir o mapa e, em seguida, apresentar informações sobre cada região. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (Geografia) EF02GE01, que aborda a localização e a representação do espaço geográfico.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre geografia, utilizando cartões com perguntas relacionadas a características físicas e culturais do Brasil. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC EF02GE02, que envolve a compreensão das diversidades culturais e naturais.

3. Criação de um Diário de Viagem

Os alunos devem criar um diário de viagem fictício, onde descrevem uma viagem por diferentes regiões do Brasil. Eles devem incluir informações sobre a geografia, clima, cultura e economia de cada local visitado. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02GE03, que trata da análise das características do espaço geográfico.

4. Estudo de Caso: O Clima no Brasil

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre os diferentes tipos de clima no Brasil. Eles devem pesquisar sobre as características de cada clima e como isso afeta a vida das pessoas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02GE04, que aborda a relação entre clima e atividades humanas.

5. Mapa das Regiões do Brasil

Os alunos devem criar um mapa das cinco regiões do Brasil, destacando as principais características de cada uma. Eles podem usar cores diferentes para representar cada região e incluir informações sobre a população, economia e cultura. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02GE05, que envolve a identificação das regiões brasileiras.

6. Entrevista com um Morador Local

Os alunos podem realizar entrevistas com moradores locais para entender melhor a geografia e a cultura da região onde vivem. Eles devem elaborar perguntas sobre a história, tradições e características do lugar. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02GE06, que trata da valorização das identidades locais.

7. Apresentação sobre um País Estrangeiro

Os alunos podem escolher um país estrangeiro para pesquisar e apresentar para a turma. Eles devem abordar aspectos como localização, cultura, economia e geografia. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02GE07, que envolve a comparação entre diferentes países e culturas.

8. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que envolva perguntas sobre geografia. O jogo deve incluir desafios relacionados a capitais, rios e montanhas do Brasil e do mundo. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02GE08, que aborda a importância do conhecimento geográfico para a cidadania.

9. Análise de Mapas Históricos

Os alunos podem analisar mapas históricos do Brasil e discutir as mudanças geográficas ao longo do tempo. Eles devem identificar como a geografia influenciou a história do país. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02GE09, que trata da relação entre história e geografia.

10. Projeto de Sustentabilidade Local

Os alunos podem desenvolver um projeto de sustentabilidade que aborde questões ambientais da sua comunidade. Eles devem pesquisar sobre a flora e fauna locais e propor soluções para problemas ambientais. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02GE10, que envolve a conscientização sobre a preservação ambiental.