15 Ideias de Atividades (BNCC) literatura 3º ano fundamental

1. Leitura Compartilhada de Contos

Realizar uma leitura compartilhada de contos clássicos e contemporâneos é uma excelente forma de estimular o gosto pela literatura. Os alunos podem participar ativamente, fazendo previsões sobre a história e discutindo os personagens. Essa atividade atende à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Fantoches

Após a leitura de um conto, os alunos podem criar fantoches dos personagens. Essa atividade promove a criatividade e a expressão artística, além de permitir que os alunos recontam a história usando seus fantoches. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos orais e escritos.

3. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre a história lida é uma forma divertida de revisar o conteúdo. Os alunos podem trabalhar em grupos e criar perguntas uns para os outros, desenvolvendo habilidades de interpretação e argumentação, conforme a habilidade EF15LP03.

4. Produção de Poemas

Estimular os alunos a escreverem poemas inspirados em temas abordados nas leituras é uma atividade que promove a expressão pessoal e a criatividade. Os alunos podem compartilhar seus poemas em um mural da sala de aula, atendendo à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos poéticos.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem transformar uma história lida em uma história em quadrinhos. Essa atividade estimula a interpretação e a síntese de informações, além de desenvolver habilidades artísticas. Está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

6. Debate sobre Temas da História

Realizar um debate sobre os temas abordados nas histórias lidas permite que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação e escuta ativa. Essa atividade pode ser feita em grupos e está relacionada à habilidade EF15LP06, que envolve a discussão de ideias e opiniões.

7. Criação de um Diário de Leitura

Os alunos podem manter um diário de leitura onde registram suas impressões sobre os livros lidos. Essa atividade estimula a reflexão e a análise crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos reflexivos.

8. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras baseado em uma história lida. Essa atividade envolve a criação de cenários e personagens, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe. Está alinhada à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos dramatúrgicos.

9. Mapa Conceitual da História

Os alunos podem elaborar um mapa conceitual que resuma os principais elementos da história lida, como personagens, enredo e moral. Essa atividade promove a organização do pensamento e a síntese de informações, atendendo à habilidade EF15LP09.

10. Entrevista com o Autor

Simular uma entrevista com o autor da obra lida é uma atividade que estimula a pesquisa e a curiosidade dos alunos. Eles podem elaborar perguntas e encenar a entrevista, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão oral, conforme a habilidade EF15LP10.