15 Ideias de Atividades (BNCC) dança ensino fundamental 2

1. Dança das Cores

Nesta atividade, os alunos devem criar uma coreografia que represente diferentes cores. Cada grupo escolhe uma cor e desenvolve movimentos que expressem suas características. Os alunos podem usar lenços ou tecidos coloridos para enriquecer a apresentação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que propõe a criação de composições coreográficas.

2. Dança dos Animais

Os alunos devem escolher um animal e imitar seus movimentos em uma dança. Cada grupo apresenta sua coreografia, e os colegas tentam adivinhar qual animal está sendo representado. Essa atividade estimula a criatividade e a observação, além de estar ligada à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a exploração de diferentes formas de movimento.

3. Dança das Emoções

Os alunos devem criar uma dança que expresse uma emoção específica, como alegria, tristeza ou raiva. Após a apresentação, os colegas discutem as emoções transmitidas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR04, que aborda a expressão de sentimentos e emoções através da dança.

4. Dança Folclórica Brasileira

Os alunos pesquisam diferentes danças folclóricas brasileiras e escolhem uma para aprender e apresentar. Essa atividade promove a valorização da cultura brasileira e está alinhada à habilidade BNCC EF15AR05, que incentiva o conhecimento sobre as tradições culturais do país.

5. Dança em Dupla

Os alunos formam duplas e criam uma coreografia que deve ser apresentada para a turma. Essa atividade estimula a colaboração e o trabalho em equipe, além de estar ligada à habilidade BNCC EF15AR06, que propõe a criação de danças em par.

6. Dança e Música

Os alunos escolhem uma música e criam uma coreografia que se encaixe no ritmo e na letra. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção musical e está alinhada à habilidade BNCC EF15AR07, que relaciona a dança com a música.

7. Dança do Silêncio

Nesta atividade, os alunos devem dançar sem música, utilizando apenas os sons do ambiente. Essa proposta estimula a criatividade e a percepção sonora, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR08, que explora a dança em diferentes contextos sonoros.

8. Dança de Grupo

Os alunos se dividem em grupos e criam uma coreografia coletiva. Cada grupo deve apresentar sua dança, e ao final, todos podem juntar suas coreografias em uma apresentação única. Essa atividade promove a união e a colaboração, relacionada à habilidade BNCC EF15AR09, que incentiva a criação em grupo.

9. Dança com Acessórios

Os alunos devem criar uma coreografia utilizando acessórios, como chapéus, lenços ou bastões. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR10, que propõe a utilização de objetos na dança.

10. Dança e Contação de Histórias

Os alunos escolhem uma história e criam uma dança que a represente. Após a apresentação, discutem como a dança ajudou a contar a história. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR11, que integra a dança com a narrativa.

11. Dança do Tempo

Nesta atividade, os alunos devem criar uma coreografia que represente as quatro estações do ano. Cada grupo apresenta sua dança, e os colegas discutem as características de cada estação. Essa proposta se alinha à habilidade BNCC EF15AR12, que explora a relação entre dança e natureza.

12. Dança e Tecnologia

Os alunos utilizam aplicativos de dança ou vídeos online para aprender novos passos e coreografias. Após a prática, eles podem criar suas próprias versões. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR13, que incentiva o uso de tecnologias na dança.

13. Dança e Expressão Corporal

Os alunos exploram diferentes formas de movimento e expressão corporal, criando uma coreografia que reflita suas descobertas. Essa atividade promove a autoexpressão e está relacionada à habilidade BNCC EF15AR14, que aborda a exploração do corpo na dança.

14. Dança e Cultura Internacional

Os alunos pesquisam danças de diferentes culturas ao redor do mundo e escolhem uma para aprender e apresentar. Essa atividade promove a diversidade cultural e está alinhada à habilidade BNCC EF15AR15, que incentiva o conhecimento sobre danças internacionais.

15. Dança e Jogos

Os alunos criam um jogo que envolve dança, como uma espécie de “dança das cadeiras” com coreografias. Essa atividade estimula a diversão e a interação social, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR16, que propõe a integração de dança e jogos.