15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental 2 matemática

1. Jogo de Tabuleiro Matemático

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam resolver problemas matemáticos para avançar. Os desafios podem incluir operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, além de questões de raciocínio lógico. Essa atividade promove a colaboração e o aprendizado ativo, alinhando-se à habilidade BNCC (EF06MA01), que trata da resolução de problemas.

2. Feira de Matemática

Organize uma feira onde os alunos apresentem projetos matemáticos. Eles podem criar maquetes, gráficos ou jogos que expliquem conceitos matemáticos, como frações ou geometria. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conhecimento, atendendo à habilidade BNCC (EF06MA02), que envolve a comunicação de ideias matemáticas.

3. Caça ao Tesouro Matemático

Desenvolva uma caça ao tesouro onde os alunos precisam resolver enigmas matemáticos para encontrar pistas. Cada pista pode ser uma questão que envolve cálculo ou interpretação de dados. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e o raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade BNCC (EF06MA03), que aborda a resolução de problemas em contextos diversos.

4. Criação de Gráficos

Peça aos alunos que coletem dados sobre um tema de interesse e criem gráficos para representar essas informações. Eles podem usar gráficos de barras, linhas ou setores. Essa atividade ajuda a desenvolver a interpretação de dados e a visualização de informações, conforme a habilidade BNCC (EF06MA04), que trata da análise de dados.

5. Jogos de Matemática Online

Utilize plataformas de jogos educativos online que abordem conteúdos de matemática do 6º ano. Os alunos podem jogar individualmente ou em grupos, competindo para resolver problemas. Essa atividade promove a aprendizagem lúdica e o uso de tecnologia, alinhando-se à habilidade BNCC (EF06MA05), que envolve o uso de tecnologias digitais na aprendizagem.

6. Desafio de Cálculo Mental

Realize um desafio de cálculo mental em sala de aula, onde os alunos competem para resolver operações matemáticas rapidamente. Essa atividade estimula a agilidade no raciocínio e a prática de operações básicas, atendendo à habilidade BNCC (EF06MA06), que trata da fluência em cálculos.

7. Construção de Formas Geométricas

Proponha que os alunos construam formas geométricas utilizando materiais recicláveis. Eles podem medir e calcular áreas e perímetros das figuras criadas. Essa atividade promove a prática de conceitos geométricos e a consciência ambiental, alinhando-se à habilidade BNCC (EF06MA07), que envolve a compreensão de formas e suas propriedades.

8. Resolução de Problemas do Cotidiano

Apresente problemas matemáticos que envolvam situações do cotidiano, como compras no mercado ou planejamento de uma viagem. Os alunos devem aplicar operações matemáticas para resolver os problemas. Essa atividade conecta a matemática à realidade, atendendo à habilidade BNCC (EF06MA08), que trata da aplicação de conhecimentos matemáticos em situações práticas.

9. Criação de um Blog de Matemática

Incentive os alunos a criar um blog onde compartilhem dicas, problemas e soluções matemáticas. Eles podem escrever sobre suas experiências e desafios enfrentados nas aulas. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC (EF06MA09), que envolve a expressão de ideias matemáticas.

10. Estudo de Estatísticas de Eventos Esportivos

Peça aos alunos que analisem estatísticas de eventos esportivos, como jogos de futebol ou basquete. Eles podem calcular médias, porcentagens e criar gráficos para representar os dados. Essa atividade une matemática e esporte, atendendo à habilidade BNCC (EF06MA10), que trata da análise e interpretação de dados estatísticos.