15 Ideias de Atividades (BNCC) poema

1. Poema Coletivo

Organize a turma em grupos e proponha que cada grupo crie um verso de um poema coletivo. Os alunos devem discutir e escolher um tema que os inspire, como natureza, amizade ou sonhos. Após a criação, cada grupo apresenta seu verso, e o professor pode ajudar a unir os versos em um único poema. Essa atividade desenvolve a habilidade de colaboração e expressão oral, alinhando-se à BNCC, especificamente à habilidade EF15LP01.

2. Ilustração de Poemas

Peça aos alunos que escolham um poema de sua preferência e criem uma ilustração que represente o tema ou os sentimentos expressos. Essa atividade estimula a interpretação artística e a conexão entre texto e imagem, atendendo à habilidade EF15LP02 da BNCC, que envolve a produção de diferentes linguagens.

3. Poema em Música

Os alunos devem escolher um poema e transformá-lo em uma letra de música. Eles podem criar uma melodia ou adaptar uma já existente. Essa atividade promove a criatividade e a compreensão de ritmos e métricas, alinhando-se à habilidade EF15LP03 da BNCC, que trata da produção de textos em diferentes gêneros.

4. Análise de Poemas Clássicos

Selecione alguns poemas clássicos da literatura brasileira e proponha uma análise em sala de aula. Os alunos devem discutir o contexto histórico, o estilo do autor e os sentimentos que o poema evoca. Essa atividade desenvolve a habilidade de análise crítica, conforme a habilidade EF15LP04 da BNCC.

5. Poema em Vídeo

Os alunos devem criar um vídeo onde recitam um poema de sua escolha, utilizando elementos visuais que complementem a recitação. Essa atividade incentiva a expressão oral e a utilização de tecnologias, alinhando-se à habilidade EF15LP05 da BNCC, que envolve a produção de textos multimídia.

6. Poema e Natureza

Leve os alunos para um passeio ao ar livre e peça que escrevam um poema inspirado na natureza ao seu redor. Essa atividade estimula a observação e a conexão com o meio ambiente, atendendo à habilidade EF15LP06 da BNCC, que trata da produção de textos a partir de experiências sensoriais.

7. Poema em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos que conte a narrativa de um poema. Essa atividade combina literatura e artes visuais, desenvolvendo a habilidade de interpretação e criação, conforme a habilidade EF15LP07 da BNCC, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

8. Poema e Emoções

Proponha que os alunos escrevam um poema que expresse uma emoção específica, como alegria, tristeza ou raiva. Após a escrita, eles podem compartilhar seus poemas em grupos, promovendo a empatia e a escuta ativa, alinhando-se à habilidade EF15LP08 da BNCC, que trata da expressão de sentimentos e emoções.

9. Poema e Tecnologia

Utilize aplicativos de escrita colaborativa para que os alunos criem um poema em conjunto. Essa atividade incentiva o uso de tecnologia e a colaboração, atendendo à habilidade EF15LP09 da BNCC, que envolve a produção de textos em ambientes digitais.

10. Poema e Cultura Popular

Os alunos devem pesquisar e apresentar poemas de diferentes culturas populares, discutindo suas características e significados. Essa atividade promove a diversidade cultural e a valorização de diferentes expressões artísticas, alinhando-se à habilidade EF15LP10 da BNCC, que trata da apreciação da diversidade cultural.

11. Poema e História

Peça aos alunos que escrevam um poema sobre um evento histórico que considerem importante. Essa atividade estimula a pesquisa e a reflexão sobre o passado, alinhando-se à habilidade EF15LP11 da BNCC, que envolve a produção de textos informativos.

12. Poema e Jogos

Crie um jogo de palavras onde os alunos devem formar poemas a partir de palavras sorteadas. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento rápido, atendendo à habilidade EF15LP12 da BNCC, que trata da produção de textos lúdicos.

13. Poema e Debate

Escolha um poema que aborde um tema polêmico e promova um debate em sala de aula. Os alunos devem defender suas opiniões com base no texto. Essa atividade desenvolve a argumentação e o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade EF15LP13 da BNCC.

14. Poema e Reflexão

Proponha que os alunos escrevam um poema reflexivo sobre suas experiências durante o ano letivo. Essa atividade incentiva a autoavaliação e a expressão pessoal, atendendo à habilidade EF15LP14 da BNCC, que envolve a produção de textos reflexivos.

15. Poema e Mídia

Os alunos devem criar um poema que critique ou elogie um aspecto da mídia atual. Essa atividade estimula a análise crítica e a expressão de opiniões, alinhando-se à habilidade EF15LP15 da BNCC, que trata da produção de textos argumentativos.