15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre dança

1. Dança das Cores

Uma atividade que envolve a utilização de lenços coloridos, onde os alunos devem dançar ao som de músicas variadas, expressando emoções e sentimentos através das cores. Os alunos podem discutir o significado de cada cor e como ela pode ser representada na dança. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Coreografia em Grupo

Os alunos são divididos em grupos e devem criar uma coreografia original utilizando passos de diferentes estilos de dança. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de permitir que os alunos explorem a diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Dança e História

Os alunos pesquisam sobre diferentes estilos de dança ao longo da história e apresentam suas descobertas através de uma performance. Essa atividade conecta a dança com o contexto histórico e cultural, promovendo uma compreensão mais profunda. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Dança dos Animais

As crianças imitam os movimentos de diferentes animais enquanto dançam. Essa atividade é divertida e ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, além de estimular a imaginação. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Dança e Literatura

Os alunos escolhem um poema ou uma história e criam uma dança que represente a narrativa. Essa atividade promove a integração entre artes e literatura, incentivando a interpretação e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Dança do Silêncio

Os alunos dançam sem música, utilizando apenas o som de seus próprios movimentos. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência corporal e a percepção do espaço, além de estimular a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Dança e Emoções

Os alunos exploram diferentes emoções através da dança, criando movimentos que representem sentimentos como alegria, tristeza e raiva. Essa atividade promove a expressão emocional e a empatia. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Dança Folclórica

Os alunos aprendem danças folclóricas de diferentes regiões do Brasil, entendendo a importância cultural e histórica dessas danças. Essa atividade valoriza a diversidade cultural e promove o respeito às tradições. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Dança e Música ao Vivo

Convidar músicos para tocar ao vivo enquanto os alunos dançam. Essa atividade proporciona uma experiência única e estimula a improvisação e a interação entre dança e música. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Dança e Tecnologia

Os alunos utilizam aplicativos de dança ou vídeos online para aprender novos passos e coreografias. Essa atividade integra tecnologia ao aprendizado da dança, tornando-o mais dinâmico e acessível. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Dança e Jogos

Incorporar elementos de jogos na dança, como desafios e competições, para tornar a atividade mais lúdica e envolvente. Essa abordagem estimula a motivação e o engajamento dos alunos. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Dança e Expressão Corporal

Os alunos exploram diferentes formas de expressão corporal, criando movimentos que refletem suas personalidades e histórias de vida. Essa atividade promove a autoexpressão e a autoconfiança. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Dança e Interação Social

Promover danças em pares ou em grupos, incentivando a interação social e o respeito mútuo. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades sociais e de comunicação. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Dança e Ritmo

Os alunos exploram diferentes ritmos musicais e criam movimentos que se encaixam nesses ritmos. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção rítmica e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Dança e Identidade

Os alunos refletem sobre sua identidade cultural e criam uma dança que represente suas raízes e tradições. Essa atividade promove a valorização da identidade e a diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15AR15.