15 Ideias de Atividades (BNCC) ordem crescente e decrescente

1. Contagem de Objetos em Ordem Crescente

Uma atividade simples e eficaz é a contagem de objetos em ordem crescente. Os alunos podem utilizar materiais como blocos, lápis ou qualquer outro objeto disponível na sala de aula. A habilidade BNCC correspondente é EF01MA02, que envolve a contagem de elementos e a organização de dados.

2. Sequência Numérica com Cartões

Os alunos podem criar sequências numéricas utilizando cartões. Cada aluno recebe um cartão com um número e deve se organizar em ordem crescente. Essa atividade desenvolve a habilidade EF01MA03, que trata da leitura e escrita de números em diferentes contextos.

3. Jogo da Memória com Números

Crie um jogo da memória onde os alunos precisam encontrar pares de números em ordem crescente. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar a sequência numérica, alinhando-se à habilidade EF01MA04, que aborda a comparação e a ordenação de números.

4. Criação de Gráficos de Barras

Os alunos podem coletar dados sobre a altura de seus colegas e criar gráficos de barras em ordem crescente. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01MA05, que envolve a coleta e a organização de dados em gráficos.

5. Contagem Regressiva com Música

Utilize músicas que tenham contagens regressivas e peça aos alunos que acompanhem a contagem em ordem decrescente. Essa atividade se conecta à habilidade EF01MA06, que trata da contagem e da representação de números em diferentes contextos.

6. Desenho de Sequências Numéricas

Os alunos podem desenhar sequências numéricas em um papel grande, organizando os números em ordem crescente e decrescente. A habilidade BNCC correspondente é EF01MA07, que envolve a representação de números e a identificação de padrões.

7. Atividade de Classificação de Objetos

Peça aos alunos que classifiquem objetos da sala de aula em ordem crescente de tamanho ou peso. Essa atividade é importante para desenvolver a habilidade EF01MA08, que trata da comparação e classificação de objetos.

8. Criação de Histórias com Números

Os alunos podem criar histórias que envolvam números em ordem crescente e decrescente. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EF01LP01, que aborda a produção de textos orais e escritos.

9. Jogo de Tabuada em Ordem Crescente

Utilize jogos de tabuada onde os alunos devem responder em ordem crescente. Essa atividade ajuda a fixar a tabuada e está relacionada à habilidade EF02MA06, que envolve a resolução de problemas utilizando a multiplicação.

10. Montagem de Quebra-Cabeça Numérico

Crie um quebra-cabeça onde os alunos devem montar os números em ordem crescente. Essa atividade é lúdica e desenvolve a habilidade EF01MA09, que trata da organização e da representação de números em diferentes formas.