15 Ideias de Atividades (BNCC) artes 1º ano ensino fundamental

1. Pintura com os Dedos

Uma atividade divertida e sensorial, a pintura com os dedos permite que as crianças explorem suas habilidades motoras e a criatividade. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel grande para criar obras de arte únicas, estimulando a expressão pessoal. Esta atividade está alinhada à habilidade BNCC (Arte) EF15AR01, que enfatiza a experimentação de diferentes materiais e técnicas.

2. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, tesoura e materiais recicláveis. Essa atividade incentiva a imaginação e a compreensão cultural, permitindo que as crianças explorem diferentes tradições e festivais. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR02, que aborda a valorização da diversidade cultural através da arte.

3. Colagem de Revistas

Com recortes de revistas, os alunos podem criar colagens que representem suas emoções ou histórias. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a criatividade, além de promover a reflexão sobre a identidade. A habilidade BNCC EF15AR03 é aplicada, pois envolve a criação de composições visuais a partir de diferentes elementos.

4. Desenho Livre

Propor um momento de desenho livre permite que as crianças expressem suas ideias e sentimentos sem limitações. Os alunos podem usar lápis de cor, canetinhas ou giz de cera. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR04, que incentiva a expressão artística através do desenho.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches com meias ou papel e encenar pequenas histórias. Essa atividade estimula a criatividade, a linguagem e a expressão corporal. A habilidade BNCC EF15AR05 é contemplada, pois envolve a criação e a apresentação de performances artísticas.

6. Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural coletivo, utilizando tintas, papéis e outros materiais. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a colaboração, além de desenvolver a percepção estética. A habilidade BNCC EF15AR06 é aplicada, pois envolve a criação de obras de arte em grupo.

7. Dança Criativa

Propor uma atividade de dança criativa permite que os alunos se movimentem e expressem emoções através do corpo. Essa atividade pode incluir a exploração de diferentes ritmos e estilos de dança, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR07, que trata da expressão corporal e da dança.

8. Construção de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas e latas. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão musical, além de promover a consciência ambiental. A habilidade BNCC EF15AR08 é contemplada, pois envolve a criação e a experimentação sonora.

9. Fotografia Criativa

Os alunos podem usar câmeras ou celulares para tirar fotos de objetos ou cenas que considerem artísticas. Essa atividade desenvolve o olhar crítico e a apreciação estética, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR09, que aborda a fotografia como forma de expressão artística.

10. Contação de Histórias Ilustradas

Os alunos podem criar um livro ilustrado, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e a ilustração, além de promover a leitura. A habilidade BNCC EF15AR10 é aplicada, pois envolve a criação de narrativas visuais e textuais.