15 Ideias de Atividades (BNCC) artes ensino fundamental 2

1. Criação de Máscaras de Animais

Os alunos podem criar máscaras de animais utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e permite que os estudantes explorem a representação artística de diferentes espécies. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Pintura Coletiva

Organizar uma pintura coletiva em grande escala, onde cada aluno contribui com uma parte da obra. Essa atividade promove a colaboração e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades motoras e sensoriais. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, além de trabalhar a narrativa e a interpretação. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Montagem de Mosaicos

Utilizando pedaços de papel colorido, os alunos podem criar mosaicos que representem temas diversos. Essa atividade desenvolve a percepção estética e a coordenação motora, além de permitir a exploração de cores e formas. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Dança e Movimento

Promover uma aula de dança onde os alunos possam expressar suas emoções através do movimento. Essa atividade estimula a expressão corporal e a musicalidade, além de promover a saúde física. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo personagens e enredos. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Exposição de Arte

Organizar uma exposição com as obras de arte produzidas pelos alunos. Essa atividade permite que os estudantes compartilhem suas criações e desenvolvam habilidades de apresentação e crítica. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e o interesse pela música, além de promover a exploração sonora. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Fotografia e Arte Digital

Introduzir os alunos ao mundo da fotografia e da arte digital, permitindo que eles capturem imagens e as editem. Essa atividade desenvolve habilidades tecnológicas e artísticas, além de estimular a observação. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Criação de Cenários para Teatro

Os alunos podem criar cenários para peças teatrais, utilizando materiais diversos. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, além de desenvolver habilidades de planejamento e execução. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Desenho ao Ar Livre

Levar os alunos para desenhar ao ar livre, explorando a natureza e a paisagem. Essa atividade estimula a observação e a representação artística do ambiente. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Criação de Collages

Os alunos podem criar collages utilizando recortes de revistas e jornais. Essa atividade estimula a criatividade e a composição visual, além de permitir a exploração de temas sociais e culturais. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Música e Ritmo

Promover atividades que envolvam música e ritmo, como percussão corporal e canto. Essa atividade desenvolve a musicalidade e a coordenação, além de promover a socialização. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas relevantes, utilizando técnicas de design gráfico. Essa atividade estimula a comunicação visual e a crítica social, além de desenvolver habilidades de pesquisa. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Análise de Obras de Arte

Promover discussões sobre obras de arte famosas, estimulando a análise crítica e a interpretação. Essa atividade desenvolve o conhecimento artístico e a apreciação estética. Habilidade BNCC: EF15AR15.