15 Ideias de Atividades (BNCC) de história ensino fundamental

1. Linha do Tempo da História

Uma atividade que envolve a construção de uma linha do tempo, onde os alunos devem pesquisar e organizar eventos históricos significativos. Essa atividade pode incluir desde a pré-história até os dias atuais, permitindo que os alunos visualizem a cronologia dos acontecimentos. Habilidade BNCC: EF09HI01.

2. Debates Históricos

Promover debates em sala de aula sobre temas históricos controversos, como a escravidão, a independência do Brasil ou a Revolução Industrial. Os alunos devem se preparar com argumentos e evidências, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF09HI02.

3. Criação de Biografias

Os alunos podem escolher figuras históricas relevantes e criar biografias detalhadas, incluindo informações sobre suas contribuições e o contexto histórico em que viveram. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita. Habilidade BNCC: EF09HI03.

4. Jogos de Simulação

Realizar jogos de simulação onde os alunos assumem papéis de personagens históricos em eventos importantes, como a assinatura da Constituição ou a Proclamação da República. Isso ajuda a entender as motivações e consequências das ações históricas. Habilidade BNCC: EF09HI04.

5. Análise de Documentos Históricos

Os alunos podem analisar documentos históricos, como cartas, tratados e jornais da época, discutindo seu significado e impacto. Essa atividade desenvolve habilidades de interpretação e análise crítica. Habilidade BNCC: EF09HI05.

6. Projetos de História Local

Incentivar os alunos a pesquisarem a história de sua própria cidade ou região, coletando relatos de moradores, fotografias antigas e documentos. Essa atividade conecta os alunos com sua identidade local. Habilidade BNCC: EF09HI06.

7. Produção de Vídeos Históricos

Os alunos podem criar vídeos curtos sobre eventos históricos, utilizando recursos audiovisuais para contar a história de maneira criativa. Essa atividade estimula a expressão artística e a tecnologia. Habilidade BNCC: EF09HI07.

8. Exposições Temáticas

Organizar uma exposição na escola sobre um tema histórico específico, onde os alunos apresentam trabalhos, maquetes e pesquisas. Isso promove o trabalho em equipe e a comunicação. Habilidade BNCC: EF09HI08.

9. Estudo de Caso

Realizar estudos de caso sobre eventos históricos, como guerras ou movimentos sociais, permitindo que os alunos analisem causas, consequências e diferentes perspectivas. Habilidade BNCC: EF09HI09.

10. Criação de Quadrinhos Históricos

Os alunos podem criar quadrinhos que retratem eventos históricos, utilizando a narrativa visual para contar a história de forma envolvente. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão histórica. Habilidade BNCC: EF09HI10.