15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre coordenação motora fina e grossa

1. Pintura com os dedos

A pintura com os dedos é uma atividade que estimula a coordenação motora fina, permitindo que as crianças explorem texturas e cores. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel grande para criar obras de arte. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que envolve a expressão artística e a exploração de diferentes materiais.

2. Montagem de quebra-cabeças

Os quebra-cabeças são excelentes para desenvolver a coordenação motora grossa e fina, além de promover o raciocínio lógico. Os professores podem utilizar quebra-cabeças de diferentes tamanhos e complexidades, adequando-se à faixa etária dos alunos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03EF01, que aborda a resolução de problemas e a construção de estratégias.

3. Jogos de encaixe

Os jogos de encaixe, como blocos de montar, ajudam as crianças a aprimorar a coordenação motora fina. Ao encaixar peças, os alunos exercitam a precisão e a força necessária para manipular objetos pequenos. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EI03EF02, que envolve a exploração de formas e volumes.

4. Atividades com massinha de modelar

Modelar com massinha é uma forma divertida de desenvolver a coordenação motora fina. As crianças podem criar diferentes formas e figuras, o que estimula a criatividade e a concentração. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EI03CG04, que incentiva a expressão e a criação artística.

5. Corrida de obstáculos

A corrida de obstáculos é uma atividade que promove a coordenação motora grossa. Os alunos devem superar diferentes desafios, como pular, correr e se agachar, o que melhora a agilidade e o equilíbrio. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02EF01, que envolve o desenvolvimento de habilidades motoras em diferentes contextos.

6. Atividades de recorte e colagem

Recortar e colar são atividades que trabalham a coordenação motora fina, além de desenvolver a criatividade. Os alunos podem criar colagens com diferentes materiais, como papel colorido e revistas. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EI03CG02, que envolve a exploração de técnicas de colagem e recorte.

7. Dança livre

A dança livre é uma excelente maneira de trabalhar a coordenação motora grossa. Os alunos podem se movimentar livremente, explorando diferentes ritmos e movimentos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02AR01, que incentiva a expressão corporal e a apreciação da dança.

8. Jogos de bola

Os jogos de bola, como o futebol ou o vôlei, são ótimos para desenvolver a coordenação motora grossa. As crianças aprendem a chutar, passar e receber a bola, o que melhora a coordenação e o trabalho em equipe. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF02EF03, que aborda a prática de jogos e brincadeiras.

9. Atividades de amarração de cadarços

Ensinar as crianças a amarrar cadarços é uma atividade que trabalha a coordenação motora fina. Essa habilidade é essencial para o dia a dia e pode ser ensinada de forma lúdica, utilizando bonecos ou sapatos de brinquedo. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EI03EF04, que envolve a autonomia nas atividades cotidianas.

10. Criação de origami

O origami é uma arte que estimula a coordenação motora fina e a concentração. As crianças podem aprender a fazer diferentes figuras, o que também desenvolve a paciência e a precisão. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EI03CG05, que incentiva a exploração de diferentes formas e a expressão artística.