15 Ideias de Atividades (BNCC) animais vertebrados e invertebrados 3º ano

1. Classificação de Animais

Uma atividade interessante é a classificação de animais vertebrados e invertebrados. Os alunos podem receber imagens de diferentes animais e, em grupos, devem classificá-los em duas categorias: vertebrados e invertebrados. Essa atividade pode ser complementada com a pesquisa sobre as características de cada grupo, estimulando a curiosidade e o aprendizado. Habilidade BNCC: CI.3.1.

2. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre um animal vertebrado ou invertebrado de sua escolha. Eles devem incluir informações como habitat, alimentação, características e curiosidades. Essa atividade promove a pesquisa e a criatividade, além de permitir que os alunos compartilhem suas descobertas com a turma. Habilidade BNCC: CI.3.2.

3. Jogo da Memória

Desenvolver um jogo da memória com imagens de animais vertebrados e invertebrados é uma forma lúdica de aprender. Os alunos podem criar as cartas e, em seguida, jogar em duplas ou grupos. Essa atividade estimula a memória e a identificação das características dos animais. Habilidade BNCC: CI.3.3.

4. Pesquisa de Campo

Organizar uma visita a um zoológico ou aquário pode ser uma experiência enriquecedora. Os alunos devem observar os animais e registrar informações sobre os vertebrados e invertebrados que encontrarem. Após a visita, eles podem apresentar suas descobertas em sala de aula. Habilidade BNCC: CI.3.4.

5. Montagem de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de plantas que servem de habitat para diferentes animais e montar um herbário. Cada folha deve ser acompanhada de informações sobre os animais que habitam aquele ambiente, promovendo a conexão entre flora e fauna. Habilidade BNCC: CI.3.5.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que envolvam animais vertebrados e invertebrados. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de permitir que os alunos explorem as características dos animais de forma divertida. Habilidade BNCC: CI.3.6.

7. Debate sobre Extinção

Promover um debate sobre a extinção de espécies de vertebrados e invertebrados pode ser uma atividade impactante. Os alunos devem pesquisar sobre as causas da extinção e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades de argumentação e consciência ambiental. Habilidade BNCC: CI.3.7.

8. Experimentos com Invertebrados

Realizar experimentos simples com invertebrados, como observar o comportamento de minhocas em diferentes tipos de solo, pode ser uma atividade prática e educativa. Os alunos devem registrar suas observações e discutir os resultados em grupo. Habilidade BNCC: CI.3.8.

9. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação onde registram animais que veem em suas casas ou na escola. Eles devem descrever as características dos animais e classificá-los como vertebrados ou invertebrados, promovendo a observação e a escrita. Habilidade BNCC: CI.3.9.

10. Apresentação de Projetos

Por fim, os alunos podem desenvolver projetos sobre um animal específico, apresentando suas pesquisas para a turma. Essa atividade estimula a oratória e a troca de conhecimentos, além de aprofundar o entendimento sobre os vertebrados e invertebrados. Habilidade BNCC: CI.3.10.