15 Ideias de Atividades (BNCC) vogais maiúsculas e minúsculas

1. Jogo da Memória com Vogais

Crie um jogo da memória utilizando cartões com letras em maiúsculas e minúsculas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memorização e a identificação das vogais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de letras e palavras.

2. Caça-Palavras de Vogais

Desenvolva um caça-palavras que contenha palavras que começam ou terminam com vogais. Os alunos devem circular as palavras e, em seguida, escrever frases utilizando essas palavras. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que foca na identificação de palavras em diferentes contextos.

3. Bingo das Vogais

Monte cartelas de bingo com letras em maiúsculas e minúsculas. O professor irá sortear as letras e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade promove a familiarização com as vogais e está alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve a leitura e a escrita de letras.

4. Atividade de Recorte e Colagem

Peça aos alunos que recortem imagens de revistas que contenham palavras com vogais e colem em um cartaz. Em seguida, devem identificar as vogais em cada palavra. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos e a identificação de palavras.

5. Música das Vogais

Utilize músicas infantis que enfatizem as vogais. Após a audição, os alunos devem identificar as vogais presentes nas letras. Essa atividade atende à habilidade EF15LP05, que foca na análise de letras e na identificação de sons.

6. Desenho das Vogais

Solicite que os alunos desenhem objetos que comecem com cada vogal. Depois, devem apresentar seus desenhos para a turma, explicando a escolha. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos orais e a identificação de palavras.

7. Cartões de Vogais

Crie cartões com vogais em maiúsculas e minúsculas. Os alunos devem formar palavras utilizando os cartões e, em seguida, escrever frases com essas palavras. Essa atividade atende à habilidade EF15LP07, que foca na construção de palavras e frases.

8. Teatro das Vogais

Organize uma pequena peça de teatro onde os alunos devem representar palavras que começam com vogais. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos orais e a interpretação.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo onde os alunos devem responder perguntas que envolvam palavras com vogais. Por exemplo, “Qual é a primeira letra da palavra ‘elefante’?” Essa atividade atende à habilidade EF15LP09, que foca na compreensão de textos e na identificação de palavras.

10. Criação de Histórias com Vogais

Peça aos alunos que escrevam uma pequena história utilizando palavras que contenham vogais em destaque. Eles podem ilustrar suas histórias e apresentá-las para a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos e a criatividade.