15 Ideias de Atividades (BNCC) adaptado para alunos com deficiência intelectual

1. Jogo de Memória com Palavras e Imagens

Uma atividade que combina palavras e imagens ajuda os alunos a desenvolverem a memória e a associação de ideias. Os alunos podem trabalhar em duplas, onde um aluno vira as cartas e o outro tenta encontrar os pares correspondentes. Essa atividade pode ser adaptada para incluir palavras simples e imagens que representem essas palavras, facilitando a compreensão. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias é uma excelente maneira de estimular a imaginação e a linguagem. Utilizando fantoches, os alunos podem criar suas próprias narrativas, promovendo a expressão oral e a criatividade. Os fantoches podem ser feitos de materiais recicláveis, tornando a atividade ainda mais interessante. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividades de Cores e Formas com Materiais Sensoriais

Utilizar materiais sensoriais, como massinha de modelar ou tecidos de diferentes texturas, para ensinar cores e formas é uma abordagem eficaz. Os alunos podem explorar as cores e formas de maneira tátil, o que facilita a aprendizagem. Habilidade BNCC: EF15MA01.

4. Jogos de Roda com Músicas e Danças

As atividades musicais e de dança são ótimas para o desenvolvimento motor e social. Organizar uma roda de dança onde os alunos podem se movimentar livremente ao som de músicas conhecidas ajuda a promover a inclusão e a interação entre eles. Habilidade BNCC: EF15EF01.

5. Criação de Cartazes com Temas de Interesse

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar cartazes sobre temas que lhes interessam, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e o trabalho em equipe, além de permitir que os alunos expressem suas opiniões. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na rotina escolar pode ser muito benéfico. Os alunos aprendem sobre a natureza, a importância das plantas e desenvolvem habilidades motoras ao cuidar do jardim. Essa atividade também promove a responsabilidade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro são uma excelente maneira de desenvolver habilidades cognitivas e sociais. Adaptar jogos clássicos para atender às necessidades dos alunos com deficiência intelectual pode incluir simplificar as regras ou usar peças maiores. Habilidade BNCC: EF15LP03.

8. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária permite que os alunos aprendam sobre medidas, ingredientes e a importância da alimentação saudável. Além disso, eles podem trabalhar em equipe, seguindo instruções e desenvolvendo habilidades práticas. Habilidade BNCC: EF15MA02.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando desenhos e diálogos. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e a expressão artística, além de permitir que os alunos compartilhem suas histórias com os colegas. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Atividades de Teatro com Improvisação

O teatro é uma forma poderosa de expressão. Propor atividades de improvisação permite que os alunos explorem diferentes personagens e situações, desenvolvendo a empatia e a comunicação. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação social. Habilidade BNCC: EF15AR02.

11. Jogos de Esconde-Esconde com Pistas

Uma versão adaptada do jogo de esconde-esconde, onde os alunos devem seguir pistas para encontrar os colegas escondidos. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a colaboração entre os alunos, além de ser divertida e dinâmica. Habilidade BNCC: EF15EF02.

12. Atividades de Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que permite aos alunos explorarem cores e texturas de maneira livre e criativa. Essa atividade é especialmente benéfica para alunos com deficiência intelectual, pois promove a expressão artística sem a pressão de resultados perfeitos. Habilidade BNCC: EF15AR03.

13. Montagem de Quebra-Cabeças

Os quebra-cabeças são ótimos para desenvolver habilidades de raciocínio lógico e coordenação motora. Adaptar a complexidade dos quebra-cabeças de acordo com as habilidades dos alunos garante que todos possam participar e se divertir. Habilidade BNCC: EF15MA03.

14. Atividades de Contagem com Objetos do Dia a Dia

Utilizar objetos do cotidiano para ensinar contagem é uma maneira prática e eficaz de desenvolver habilidades matemáticas. Os alunos podem contar frutas, brinquedos ou outros itens, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada. Habilidade BNCC: EF15MA04.

15. Criação de um Diário de Emoções

Propor que os alunos mantenham um diário de emoções, onde possam desenhar ou escrever sobre como se sentem, é uma maneira de promover a inteligência emocional. Essa atividade ajuda os alunos a reconhecerem e expressarem suas emoções de forma saudável. Habilidade BNCC: EF15PS01.