15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática 6º ano

1. Jogo de Tabuada Interativa

Uma atividade divertida que envolve o uso de jogos digitais ou físicos para praticar a tabuada. Os alunos podem jogar em grupos, onde cada um deve responder rapidamente a perguntas sobre multiplicação. Essa atividade atende à habilidade BNCC (EF06MA01), que envolve o reconhecimento e a utilização de operações matemáticas.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Nesta atividade, os alunos coletam dados sobre a temperatura da cidade durante uma semana e, em seguida, criam gráficos de barras ou linhas. Essa prática ajuda a desenvolver a habilidade BNCC (EF06MA12), que trata da interpretação e construção de gráficos.

3. Resolução de Problemas em Grupo

Os alunos são divididos em grupos e recebem problemas matemáticos que devem ser resolvidos coletivamente. Essa atividade estimula a colaboração e o raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade BNCC (EF06MA03), que envolve a resolução de problemas em contextos diversos.

4. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos participam de uma caça ao tesouro onde cada pista é uma questão matemática que, ao ser resolvida, leva à próxima. Essa atividade promove a habilidade BNCC (EF06MA04), que envolve a aplicação de conceitos matemáticos em situações práticas.

5. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos criam seus próprios jogos de tabuleiro que envolvem questões matemáticas. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação de conceitos matemáticos, alinhando-se à habilidade BNCC (EF06MA05), que trata da elaboração de estratégias para resolver problemas.

6. Simulação de Compras

Os alunos simulam uma experiência de compras, onde devem calcular o total de suas compras e o troco a receber. Essa atividade é uma excelente forma de trabalhar a habilidade BNCC (EF06MA06), que envolve a utilização de operações em situações do cotidiano.

7. Estudo de Figuras Geométricas

Nesta atividade, os alunos exploram diferentes figuras geométricas, medindo seus lados e ângulos. Eles podem criar um mural com as figuras e suas propriedades, atendendo à habilidade BNCC (EF06MA07), que envolve a identificação e descrição de formas geométricas.

8. Desafio de Cálculo Mental

Os alunos participam de um desafio de cálculo mental, onde devem resolver operações matemáticas rapidamente. Essa atividade desenvolve a habilidade BNCC (EF06MA08), que trata da realização de cálculos mentais e estimativas.

9. Análise de Dados Estatísticos

Os alunos coletam dados sobre a altura de seus colegas e realizam uma análise estatística, calculando média, mediana e moda. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF06MA09), que envolve a análise e interpretação de dados estatísticos.

10. Criação de Problemas Matemáticos

Os alunos são desafiados a criar seus próprios problemas matemáticos e trocá-los com os colegas para resolução. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação de conceitos matemáticos, alinhando-se à habilidade BNCC (EF06MA10), que envolve a formulação de problemas.