15 Ideias de Atividades (BNCC) universitário pronto

1. Jogo de Perguntas e Respostas

Uma atividade interativa que promove a revisão de conteúdos abordados em sala de aula. Os alunos são divididos em grupos e devem responder a perguntas relacionadas ao tema estudado. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes disciplinas e níveis de complexidade, estimulando a competição saudável e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Debate Temático

Os alunos escolhem um tema relevante e, em grupos, preparam argumentos a favor e contra. O debate é uma excelente forma de desenvolver habilidades de argumentação e oratória, além de promover a pesquisa e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Vídeo

Nesta atividade, os alunos devem criar um vídeo sobre um tema específico, utilizando recursos audiovisuais. Essa prática estimula a criatividade, o trabalho em grupo e a aplicação de conhecimentos teóricos em uma produção prática. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Blog Educacional

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas reflexões e aprendizados sobre um determinado assunto. Essa atividade incentiva a escrita, a pesquisa e a utilização de plataformas digitais, além de promover a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Simulação de Conferência

Os alunos se organizam em grupos para simular uma conferência sobre um tema atual. Cada grupo deve apresentar suas pesquisas e conclusões, promovendo a troca de conhecimentos e a prática de habilidades de apresentação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Estudo de Caso

Os alunos analisam um caso real ou fictício relacionado ao conteúdo estudado, discutindo soluções e alternativas. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Infográficos

Os alunos devem produzir infográficos que resumam informações sobre um tema específico. Essa atividade estimula a síntese de informações e a criatividade, além de ser uma forma visual de apresentar dados. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Pesquisa de Campo

Os alunos realizam uma pesquisa de campo para coletar dados sobre um tema de interesse. Essa atividade promove a observação, a coleta de informações e a análise crítica dos dados obtidos. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Oficina de Criatividade

Uma atividade onde os alunos são desafiados a criar algo novo, seja um produto, uma ideia ou uma solução para um problema. Essa oficina estimula a inovação e o pensamento fora da caixa. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Análise de Mídia

Os alunos devem analisar diferentes tipos de mídias (jornais, revistas, redes sociais) para discutir a forma como a informação é apresentada e sua influência na sociedade. Essa atividade desenvolve a capacidade crítica e a análise de conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP10.