15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física infantil

1. Corrida do Sapo

A Corrida do Sapo é uma atividade divertida que estimula a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos devem se agrupar em duplas e, com os pés juntos, saltar como sapos até uma linha de chegada. Essa atividade pode ser adaptada para incluir obstáculos, tornando-a mais desafiadora. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo da Memória com Movimentos

Este jogo combina memória e atividade física. Os alunos devem formar pares de cartas que representam diferentes movimentos (como pular, girar, correr). Ao encontrar um par, a criança deve realizar o movimento correspondente. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

Um clássico que nunca sai de moda! As crianças dançam ao som de músicas animadas e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. A cada rodada, uma cadeira é retirada, promovendo a agilidade e a atenção. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito com diferentes estações (pular corda, rastejar, equilibrar-se em uma linha) ajuda a desenvolver habilidades motoras diversas. As crianças devem completar o circuito no menor tempo possível, promovendo a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Caça ao Tesouro

A Caça ao Tesouro é uma atividade que estimula a colaboração e a resolução de problemas. Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais do espaço escolar, onde devem realizar uma atividade física antes de receber a próxima pista. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Estátua Musical

As crianças dançam enquanto a música toca e, quando a música para, devem congelar na posição que estão. Essa atividade ajuda a desenvolver o controle corporal e a concentração. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Futebol com Balões

Uma versão adaptada do futebol, onde os alunos jogam com balões. Essa atividade é ideal para desenvolver habilidades motoras e o trabalho em equipe, além de ser segura e divertida. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Pique-Esconde com Movimento

Neste jogo, o “pegador” deve contar enquanto os outros se escondem. Após encontrar um colega, ele deve realizar um movimento específico (como pular ou girar) antes de continuar a busca. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. A Dança das Cores

As crianças devem dançar livremente até que o professor chame uma cor. Ao ouvir a cor, elas devem se agrupar com os colegas que estão vestindo a mesma cor. Essa atividade promove a socialização e a identificação de cores. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Jogos de Roda

Os jogos de roda, como “Ciranda Cirandinha”, são ótimos para desenvolver a coordenação e a interação social. As crianças formam um círculo e, ao cantar, realizam movimentos que estimulam a criatividade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Balão na Colher

Cada aluno deve equilibrar um balão em uma colher enquanto caminha até a linha de chegada. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a concentração, além de ser muito divertida. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Corrida de Revezamento

Divida a turma em equipes e organize uma corrida de revezamento. Cada aluno deve correr até um ponto específico e voltar para passar o bastão ao próximo colega. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resistência física. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Jogo do Pato, Pato, Ganso

Os alunos sentam em círculo e um deles caminha ao redor, tocando a cabeça dos colegas e dizendo “pato”. Quando escolhe um “ganso”, deve correr e tentar sentar no lugar vazio. Essa atividade estimula a atenção e a agilidade. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Atividade de Yoga para Crianças

Introduza posturas simples de yoga que as crianças podem imitar, como a árvore ou o cachorro. Essa prática ajuda a melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a concentração, além de promover o relaxamento. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Brincadeiras com Fitas

Utilize fitas coloridas para criar diferentes atividades, como dançar com as fitas ou fazer um percurso onde as crianças devem seguir as fitas no chão. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF15.