15 Ideias de Atividades (BNCC) festa junina maternal 2

1. Dança da Fogueira

Uma atividade que envolve a dança em volta de uma fogueira simbólica, onde as crianças podem aprender sobre as tradições da festa junina. Os professores podem ensinar passos simples de dança, promovendo a coordenação motora e a socialização. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Pintura de Bandeirinhas

Nesta atividade, as crianças podem criar suas próprias bandeirinhas utilizando papel colorido e canetinhas. Além de estimular a criatividade, essa atividade pode ser utilizada para trabalhar as cores e formas. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Jogo da Memória Junina

Os professores podem criar um jogo da memória com imagens relacionadas à festa junina, como comidas típicas e elementos da cultura popular. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a atenção das crianças. Habilidade BNCC: EF15LP01.

4. Contação de Histórias Juninas

Realizar uma sessão de contação de histórias que envolvam personagens e lendas típicas das festas juninas. Essa atividade estimula a imaginação e a linguagem oral das crianças. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Oficina de Comidas Típicas

Os alunos podem participar de uma oficina onde aprendem a preparar pratos típicos, como pipoca e bolo de milho. Essa atividade promove o aprendizado sobre a culinária e a importância da alimentação saudável. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Arrecadação de Alimentos

Organizar uma campanha de arrecadação de alimentos para a comunidade, ensinando as crianças sobre solidariedade e cidadania. Essa atividade pode ser integrada ao aprendizado sobre a importância de ajudar o próximo. Habilidade BNCC: EF15ET01.

7. Criação de Máscaras de São João

As crianças podem criar máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de ser uma forma de aprender sobre a cultura junina. Habilidade BNCC: EF15AR03.

8. Corrida de Saco

Realizar uma corrida de saco, uma brincadeira tradicional que promove a atividade física e o trabalho em equipe. Os alunos podem se divertir enquanto aprendem sobre a importância do esporte. Habilidade BNCC: EF15EF01.

9. Plantio de Milho

Uma atividade prática onde as crianças podem plantar milho em pequenos vasos. Essa experiência ensina sobre o ciclo da planta e a importância da agricultura. Habilidade BNCC: EF15CI02.

10. Músicas Juninas

Ensinar músicas tradicionais de festa junina, promovendo a musicalidade e o ritmo. As crianças podem aprender a cantar e até mesmo a tocar instrumentos simples. Habilidade BNCC: EF15AR04.

11. Montagem de um Arraial

Os alunos podem ajudar a montar um arraial na escola, decorando com bandeirinhas e outros elementos típicos. Essa atividade promove o trabalho em grupo e a organização. Habilidade BNCC: EF15EF02.

12. Brincadeiras de Roda

Promover brincadeiras de roda, como “Ciranda Cirandinha”, que ajudam a desenvolver a coordenação motora e a socialização entre as crianças. Habilidade BNCC: EF15EF03.

13. Confecção de Fogueiras de Papel

As crianças podem criar fogueiras de papel para decorar a sala de aula, aprendendo sobre a simbologia da fogueira nas festas juninas. Habilidade BNCC: EF15AR05.

14. Desfile de Trajes Típicos

Organizar um desfile onde as crianças podem se vestir com trajes típicos da festa junina, promovendo a valorização da cultura e a autoestima. Habilidade BNCC: EF15AR06.

15. Caça ao Tesouro Junino

Realizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas à festa junina, estimulando o raciocínio lógico e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP03.