15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil meio ambiente água

1. Oficina de Reciclagem de Papel

Uma atividade prática onde as crianças aprendem sobre a importância da reciclagem do papel. Os alunos podem coletar papéis usados, como folhas de caderno e jornais, e participar de um processo simples de reciclagem. A atividade pode incluir a criação de papel reciclado, onde as crianças aprendem sobre a transformação do material e a redução de resíduos. Habilidade BNCC: (EF15CI01) – Identificar e discutir a importância da reciclagem.

2. Experiência com Água e Corantes Naturais

Nesta atividade, os alunos exploram a água como um recurso essencial e aprendem sobre a poluição. Usando corantes naturais, como beterraba e espinafre, as crianças podem observar como a água se transforma e discutir a importância de manter a água limpa. Habilidade BNCC: (EF15CI02) – Investigar e discutir a qualidade da água em diferentes contextos.

3. Criação de um Jardim Sensorial

Os alunos podem criar um jardim sensorial utilizando plantas que estimulam os cinco sentidos. Essa atividade envolve o plantio de ervas aromáticas, flores coloridas e plantas com texturas variadas. As crianças aprendem sobre a biodiversidade e a importância das plantas para o meio ambiente. Habilidade BNCC: (EF15CI03) – Reconhecer a importância das plantas para a vida no planeta.

4. Jogo de Memória sobre Animais Aquáticos

Um jogo de memória que apresenta diferentes animais que habitam os ambientes aquáticos. As crianças podem aprender sobre a diversidade da fauna aquática e discutir a importância da preservação desses habitats. Habilidade BNCC: (EF15CI04) – Identificar e classificar diferentes espécies de animais aquáticos.

5. Contação de Histórias sobre a Água

Os professores podem contar histórias que abordam a importância da água, como contos indígenas ou fábulas que ensinam sobre a preservação. Após a contação, as crianças podem criar suas próprias histórias, promovendo a criatividade e o entendimento sobre o tema. Habilidade BNCC: (EF15LP01) – Produzir narrativas orais e escritas sobre temas do cotidiano.

6. Experimentos com Filtração de Água

As crianças podem realizar experimentos simples de filtração de água utilizando materiais como areia, carvão e pedras. Essa atividade ensina sobre a purificação da água e a importância de ter acesso a água limpa. Habilidade BNCC: (EF15CI05) – Compreender o ciclo da água e suas transformações.

7. Mapa da Água da Comunidade

Os alunos podem criar um mapa que identifique as fontes de água em sua comunidade, como rios, lagos e poços. Essa atividade promove a conscientização sobre a importância da água e o uso sustentável dos recursos hídricos. Habilidade BNCC: (EF15GE01) – Localizar e identificar recursos hídricos na comunidade.

8. Atividade de Arte com Materiais Recicláveis

As crianças podem criar obras de arte utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e caixas de papelão. Essa atividade estimula a criatividade e ensina sobre a reutilização de materiais, além de discutir a redução de resíduos. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Criar e apreciar produções artísticas a partir de materiais recicláveis.

9. Plantio de Árvores

Os alunos podem participar de um projeto de plantio de árvores na escola ou em um parque local. Essa atividade ensina sobre a importância das árvores para o meio ambiente e a preservação da biodiversidade. Habilidade BNCC: (EF15CI06) – Reconhecer a importância das árvores para o equilíbrio ecológico.

10. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Uma visita a um parque ou reserva natural pode proporcionar uma experiência prática sobre a biodiversidade e a preservação do meio ambiente. As crianças podem observar diferentes espécies de plantas e animais, aprendendo sobre a importância da conservação dos ecossistemas. Habilidade BNCC: (EF15GE02) – Observar e registrar a diversidade do ambiente natural.