15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre reciclagem para educação infantil

1. Jogo da Reciclagem

Uma atividade lúdica onde as crianças aprendem sobre os diferentes tipos de materiais recicláveis. Utilize caixas de papelão ou cestos para representar papel, plástico, vidro e metal. As crianças devem classificar os materiais corretamente, desenvolvendo habilidades de observação e categorização. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EI01ET01) que aborda a identificação de diferentes materiais e suas características.

2. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Propor uma oficina onde as crianças criem obras de arte utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, papelão e latas. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental, além de desenvolver a coordenação motora. A habilidade BNCC (EI02ET01) é contemplada, pois envolve a exploração de diferentes formas de expressão artística.

3. Histórias sobre Reciclagem

Contar histórias que abordem a importância da reciclagem e o impacto do lixo no meio ambiente. Após a contação, as crianças podem desenhar ou dramatizar a história, promovendo a interpretação e a empatia. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EI01LP01), que envolve a apreciação e a produção de narrativas.

4. Plantio em Garrafas PET

Utilizar garrafas PET para criar pequenos vasos e plantar sementes. As crianças aprendem sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da reciclagem ao mesmo tempo. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EI02CI01), que trata da observação e do cuidado com o meio ambiente.

5. Mapa do Lixo

Desenvolver um mapa do lixo da escola, onde as crianças identificam os locais de descarte de resíduos. Em seguida, discutir maneiras de melhorar a coleta e a separação dos materiais recicláveis. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EI01ET02), que envolve a análise de problemas e a proposição de soluções.

6. Experiência com Compostagem

Realizar uma experiência de compostagem com restos de frutas e verduras. As crianças podem observar o processo de decomposição e aprender sobre a importância do composto para o solo. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EI02CI02), que aborda a relação entre seres vivos e o ambiente.

7. Música da Reciclagem

Criar uma música ou uma canção sobre a reciclagem, incentivando as crianças a participarem da composição. A atividade promove a linguagem oral e a musicalidade, além de reforçar a mensagem sobre a importância de cuidar do meio ambiente. A habilidade BNCC (EI01LP02) é contemplada, pois envolve a produção de textos orais e musicais.

8. Desafio da Separação de Lixo

Organizar um desafio onde as crianças devem separar diferentes tipos de lixo em um tempo determinado. Essa atividade promove a agilidade e o trabalho em equipe, além de reforçar o aprendizado sobre a reciclagem. A habilidade BNCC (EI02ET02) é abordada, pois envolve a colaboração e o respeito às regras.

9. Criação de Cartazes Educativos

As crianças podem criar cartazes informativos sobre a reciclagem, utilizando desenhos e colagens. Esses cartazes podem ser expostos na escola, promovendo a conscientização entre os colegas. A habilidade BNCC (EI01LP03) é contemplada, pois envolve a produção de textos visuais e escritos.

10. Visita a uma Cooperativa de Reciclagem

Organizar uma visita a uma cooperativa de reciclagem local, onde as crianças possam ver na prática como funciona o processo de reciclagem. Essa atividade proporciona uma experiência real e significativa, alinhando-se à habilidade BNCC (EI02ET03), que envolve a observação e a interação com o mundo ao redor.