15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre conto

1. Criação de Contos em Grupo

Divida a turma em pequenos grupos e proponha que cada um crie um conto coletivo. Os alunos devem se revezar para adicionar parágrafos à história, estimulando a criatividade e a colaboração. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP01, que aborda a produção de textos orais e escritos em diferentes gêneros.

2. Ilustração de Contos

Após a leitura de um conto, peça aos alunos que ilustrem uma cena que mais os impactou. Essa atividade promove a interpretação e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a análise de textos e a produção de imagens que dialoguem com a narrativa.

3. Reescrita de Contos Clássicos

Escolha um conto clássico e desafie os alunos a reescrevê-lo em uma perspectiva diferente, como mudando o ponto de vista do narrador. Essa atividade estimula a reflexão crítica e a criatividade, atendendo à habilidade EF15LP03, que trata da reescrita e adaptação de textos.

4. Contos em Quadrinhos

Os alunos devem transformar um conto lido em uma história em quadrinhos, utilizando balões de fala e ilustrações. Essa atividade desenvolve a habilidade de síntese e interpretação, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos visuais e gráficos.

5. Debate sobre Temas dos Contos

Após a leitura de um conto, promova um debate em sala sobre os temas abordados, como amizade, coragem ou superação. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, relacionada à habilidade EF15LP05, que trata da construção de argumentos e do diálogo.

6. Criação de Fichas de Personagens

Pede-se aos alunos que criem fichas detalhadas dos personagens de um conto, incluindo características físicas, psicológicas e motivações. Essa atividade ajuda na compreensão da construção de personagens, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a análise de personagens em narrativas.

7. Jogo de Perguntas sobre o Conto

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre o conto lido, onde os alunos devem responder questões sobre enredo, personagens e temas. Essa atividade promove a compreensão e a memória, atendendo à habilidade EF15LP07, que trata da interpretação de textos literários.

8. Criação de Final Alternativo

Após a leitura de um conto, peça aos alunos que escrevam um final alternativo para a história. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre a narrativa, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos criativos e a reinterpretação de histórias.

9. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar uma apresentação de teatro de sombras baseada em um conto, utilizando recortes e luzes. Essa atividade desenvolve habilidades artísticas e de trabalho em equipe, relacionada à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos dramatúrgicos e a encenação.

10. Diário do Personagem

Pede-se aos alunos que escrevam entradas de diário do ponto de vista de um personagem do conto. Essa atividade promove a empatia e a compreensão da perspectiva alheia, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que trata da produção de textos pessoais e reflexivos.