15 Ideias de Atividades (BNCC) alimentação saudável 5º ano

1. Criação de um Cardápio Saudável

Nesta atividade, os alunos deverão criar um cardápio semanal que inclua opções saudáveis para café da manhã, almoço e jantar. Eles devem pesquisar sobre os grupos alimentares e a importância de cada um, utilizando a habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a produção de textos em diferentes gêneros. Os alunos podem apresentar o cardápio em cartazes ou em formato digital, incentivando a criatividade e o uso de recursos visuais.

2. Jogo da Alimentação

Os alunos participarão de um jogo de tabuleiro que simula escolhas alimentares. Cada casa do tabuleiro representará um tipo de alimento, e os alunos deverão responder perguntas sobre os benefícios e malefícios de cada um. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a análise de informações e a construção de argumentos. O jogo pode ser feito em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo.

3. Experiência com Frutas e Legumes

Os alunos realizarão uma experiência sensorial com diferentes frutas e legumes, observando suas cores, texturas e sabores. Eles devem registrar suas impressões em um diário, desenvolvendo a habilidade BNCC EF15LP03, que trata da produção de textos descritivos. Essa atividade estimula a curiosidade e o gosto pela alimentação saudável, além de promover a observação e a descrição detalhada.

4. Pesquisa sobre Alimentos Regionais

Os alunos farão uma pesquisa sobre alimentos típicos da região onde vivem, explorando suas propriedades nutricionais e formas de preparo. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a leitura e interpretação de diferentes tipos de textos. Os alunos poderão apresentar suas descobertas em uma feira de ciências, compartilhando o conhecimento adquirido com a comunidade escolar.

5. Montagem de um Prato Saudável

Nesta atividade, os alunos deverão montar um prato saudável utilizando recortes de revistas ou imagens impressas. Eles devem justificar suas escolhas alimentares com base nos princípios de uma alimentação equilibrada, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que aborda a argumentação. A atividade pode ser complementada com uma discussão em sala sobre os diferentes tipos de dietas e suas implicações para a saúde.

6. Criação de um Blog sobre Alimentação Saudável

Os alunos serão desafiados a criar um blog onde compartilharão receitas saudáveis e dicas de alimentação. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que trata da produção de textos em diferentes mídias. O blog pode ser uma plataforma para os alunos interagirem e trocarem experiências sobre alimentação saudável.

7. Oficina de Culinária Saudável

Os alunos participarão de uma oficina de culinária onde aprenderão a preparar receitas saudáveis. Eles devem seguir as etapas da receita e registrar o processo, desenvolvendo a habilidade BNCC EF15LP02. Essa atividade promove a prática e o aprendizado sobre a importância de cozinhar com ingredientes frescos e nutritivos, além de estimular o trabalho em equipe.

8. Debate sobre Alimentação e Saúde

Os alunos participarão de um debate sobre a relação entre alimentação e saúde, utilizando dados e informações coletadas previamente. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a construção de argumentos e a defesa de pontos de vista. O debate pode ser uma oportunidade para discutir mitos e verdades sobre a alimentação saudável, promovendo o pensamento crítico.

9. Criação de Cartazes Educativos

Nesta atividade, os alunos deverão criar cartazes que informem sobre os benefícios de uma alimentação saudável. Eles devem utilizar dados e imagens para tornar o cartaz atrativo e informativo, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04. Os cartazes podem ser expostos na escola, contribuindo para a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável.

10. Visita a um Mercado Municipal

Os alunos farão uma visita a um mercado municipal para conhecer os diferentes tipos de alimentos disponíveis. Durante a visita, eles deverão observar e registrar informações sobre a variedade de frutas, verduras e legumes, desenvolvendo a habilidade BNCC EF15LP03. Após a visita, os alunos podem discutir em sala de aula sobre a importância de consumir alimentos frescos e da agricultura local.