15 Ideias de Atividades (BNCC) 6º ano

1. Jogo de Tabuleiro sobre História

Desenvolva um jogo de tabuleiro que aborde temas históricos relevantes para o 6º ano, como a história do Brasil ou civilizações antigas. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar perguntas e respostas, promovendo a pesquisa e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: (EF15HI01).

2. Produção de Vídeo sobre Ciências

Os alunos podem criar um vídeo explicativo sobre um tema de ciências, como o ciclo da água ou a fotossíntese. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de comunicação, além de permitir que os alunos explorem diferentes formatos de apresentação. Habilidade BNCC: (EF09CI01).

3. Criação de um Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros lidos durante o semestre. Essa atividade incentiva a leitura crítica e a escrita, além de promover a troca de ideias entre os estudantes. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

4. Debate sobre Questões Sociais

Organize um debate em sala de aula sobre questões sociais atuais, como desigualdade e meio ambiente. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: (EF15GE01).

5. Experimentos Científicos

Realize experimentos simples em sala de aula, como a criação de um vulcão com bicarbonato de sódio e vinagre. Os alunos podem documentar o processo e os resultados, promovendo a observação e a análise científica. Habilidade BNCC: (EF09CI02).

6. Projeto de Artes Visuais

Os alunos podem desenvolver um projeto de artes visuais que represente um tema estudado, como a biodiversidade. Essa atividade estimula a expressão artística e a reflexão sobre questões ambientais. Habilidade BNCC: (EF15AR01).

7. Criação de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre um tema de interesse, como tecnologia ou cultura. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa, escrita e oratória, além de ser uma forma moderna de comunicação. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

8. Mapa Conceitual de Geografia

Peça aos alunos que elaborem um mapa conceitual sobre um tema geográfico, como os biomas brasileiros. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização de relações entre os conceitos. Habilidade BNCC: (EF15GE02).

9. Análise de Texto Literário

Os alunos podem realizar uma análise de um texto literário, identificando elementos como personagens, enredo e tema. Essa atividade desenvolve a interpretação de texto e a capacidade crítica. Habilidade BNCC: (EF15LP03).

10. Feira de Ciências

Organize uma feira de ciências onde os alunos apresentem projetos que abordem fenômenos naturais ou invenções. Essa atividade estimula a curiosidade científica e a apresentação de ideias. Habilidade BNCC: (EF09CI03).