15 Ideias de Atividades (BNCC) usando o celular

1. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem utilizar seus celulares para gravar vídeos educativos sobre temas abordados em sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de comunicação dos estudantes. Os vídeos podem ser compartilhados em plataformas como YouTube ou redes sociais, promovendo a interação com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Pesquisa de Campo com Aplicativos de Geolocalização

Os alunos podem usar aplicativos de geolocalização para realizar pesquisas de campo. Por exemplo, ao estudar geografia, eles podem mapear pontos de interesse na cidade e coletar dados sobre esses locais. Essa atividade promove o aprendizado ativo e a conexão com o ambiente. Habilidade BNCC: EF15GE01.

3. Jogos Educativos em Grupo

A utilização de aplicativos de jogos educativos permite que os alunos aprendam de forma lúdica e colaborativa. Os professores podem selecionar jogos que abordem conteúdos curriculares, promovendo o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15LP01.

4. Criação de Podcasts

Os alunos podem criar podcasts sobre temas estudados, utilizando seus celulares para gravar e editar o áudio. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa, oratória e edição de áudio, além de permitir que os estudantes compartilhem suas opiniões e aprendizados. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Leitura Digital de Livros

Incentivar a leitura digital através de aplicativos de e-books pode ser uma excelente forma de engajar os alunos. Eles podem acessar uma variedade de livros e realizar anotações diretamente no celular, facilitando o aprendizado e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

6. Criação de Infográficos

Os alunos podem utilizar aplicativos de design gráfico para criar infográficos sobre temas estudados. Essa atividade estimula a síntese de informações e a apresentação visual de dados, desenvolvendo a criatividade e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Realidade Aumentada em Projetos

Com o uso de aplicativos de realidade aumentada, os alunos podem criar projetos interativos que trazem conteúdos para a vida real. Essa tecnologia pode ser aplicada em diversas disciplinas, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Habilidade BNCC: EF15TE01.

8. Criação de Blogs Educativos

Os alunos podem criar blogs para compartilhar suas experiências e aprendizados. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita, pesquisa e comunicação, além de permitir que os estudantes expressem suas opiniões sobre diversos temas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

9. Análise de Dados com Planilhas

Utilizando aplicativos de planilhas, os alunos podem coletar e analisar dados de pesquisas realizadas em sala de aula. Essa atividade promove o desenvolvimento de habilidades matemáticas e analíticas, além de preparar os estudantes para o uso de ferramentas tecnológicas. Habilidade BNCC: EF15MA01.

10. Criação de Apresentações Interativas

Os alunos podem utilizar aplicativos de apresentação para criar slides interativos sobre temas estudados. Essa atividade estimula a organização de ideias e a capacidade de síntese, além de desenvolver habilidades de apresentação em público. Habilidade BNCC: EF15AR03.