15 Ideias de Atividades (BNCC) de música para educação infantil

1. Roda de Música

A roda de música é uma atividade que promove a interação entre as crianças e o desenvolvimento da percepção musical. Os alunos se sentam em círculo e, sob a orientação do professor, cantam músicas conhecidas ou criadas por eles. Essa atividade estimula a memória auditiva e a criatividade, além de permitir que as crianças experimentem diferentes ritmos e melodias. Habilidade BNCC: EM13CN01.

2. Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, latas e papelão. Essa atividade não só ensina sobre a produção de sons, mas também sobre a importância da sustentabilidade. Após a confecção, as crianças podem apresentar suas criações em uma pequena apresentação musical. Habilidade BNCC: EM13CN02.

3. Dança e Movimento

Integrar dança e movimento à música é uma excelente forma de desenvolver a coordenação motora das crianças. O professor pode escolher músicas animadas e criar coreografias simples que as crianças possam seguir. Essa atividade também ajuda a expressar emoções e a socializar com os colegas. Habilidade BNCC: EM13CN03.

4. Contação de Histórias Musicais

Utilizar histórias que envolvem música é uma maneira eficaz de prender a atenção das crianças. O professor pode contar uma história e intercalar com canções que se relacionem com a narrativa. Isso estimula a imaginação e a compreensão de diferentes contextos musicais. Habilidade BNCC: EM13CN04.

5. Jogo de Sons

O jogo de sons consiste em apresentar diferentes sons e pedir que as crianças identifiquem de onde vêm. O professor pode usar instrumentos, objetos do cotidiano ou até sons da natureza. Essa atividade desenvolve a atenção auditiva e a capacidade de discriminação sonora. Habilidade BNCC: EM13CN05.

6. Músicas e Emoções

Explorar as emoções que diferentes músicas podem transmitir é uma atividade enriquecedora. O professor pode tocar trechos de músicas variadas e discutir com as crianças como cada uma delas as faz sentir. Essa prática ajuda a desenvolver a inteligência emocional e a empatia. Habilidade BNCC: EM13CN06.

7. Criação de Letras de Música

Estimular as crianças a criar suas próprias letras de música é uma forma de incentivar a criatividade e a expressão pessoal. O professor pode sugerir temas e ajudar os alunos a compor melodias simples. Essa atividade também pode ser realizada em grupos, promovendo a colaboração. Habilidade BNCC: EM13CN07.

8. Música e Natureza

Levar as crianças para um passeio ao ar livre e incentivá-las a observar os sons da natureza é uma atividade que conecta a música ao ambiente. Após a atividade, as crianças podem desenhar ou escrever sobre os sons que ouviram, promovendo a reflexão e a criatividade. Habilidade BNCC: EM13CN08.

9. Jogos de Rítmica

Os jogos de rítmica são uma ótima maneira de ensinar sobre tempo e batidas. O professor pode usar palmas, estalos e outros sons corporais para criar ritmos que as crianças devem seguir. Essa atividade desenvolve a concentração e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EM13CN09.

10. Apresentação Musical

Organizar uma apresentação musical onde as crianças possam mostrar o que aprenderam é uma forma de valorizar o esforço e o aprendizado. Os alunos podem se apresentar individualmente ou em grupos, utilizando os instrumentos que criaram ou cantando as músicas que aprenderam. Habilidade BNCC: EM13CN10.