15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto para educação infantil

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade que estimula a memória e o raciocínio lógico das crianças é o Jogo da Memória com Números. Os alunos devem criar pares de cartões com números e suas representações visuais, como quantidades de objetos. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação e a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15MA01.

2. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches é uma forma lúdica de desenvolver a imaginação e a linguagem oral. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e, em seguida, apresentar suas histórias para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis é uma excelente maneira de ensinar sobre sustentabilidade e criatividade. As crianças podem criar obras de arte a partir de garrafas PET, papelão e outros materiais, desenvolvendo habilidades motoras e artísticas. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Caça ao Tesouro com Mapas

A atividade de caça ao tesouro é divertida e educativa, pois envolve a leitura de mapas e a resolução de pistas. Os alunos podem trabalhar em equipes para encontrar os “tesouros” escondidos pela escola, desenvolvendo habilidades de cooperação e orientação espacial. Habilidade BNCC: EF15GE01.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, é uma maneira prática de ensinar conceitos de ciências. As crianças podem observar as reações e discutir o que acontece, estimulando o pensamento crítico e a curiosidade científica. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Dança das Cadeiras com Música Brasileira

A Dança das Cadeiras é uma atividade clássica que pode ser adaptada para incluir músicas brasileiras, promovendo o conhecimento cultural. Além de se divertir, as crianças desenvolvem habilidades motoras e aprendem sobre ritmos e danças típicas do Brasil. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Criação de um Jardim Sensorial

Montar um jardim sensorial na escola permite que as crianças explorem diferentes texturas, cheiros e cores. Essa atividade é ideal para desenvolver a percepção sensorial e o cuidado com a natureza, além de promover a interação com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15CI02.

8. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os jogos de tabuleiro educativos são uma ótima forma de ensinar matemática, português e ciências de maneira lúdica. Os alunos podem jogar em grupos, desenvolvendo habilidades sociais e cognitivas enquanto aprendem conteúdos curriculares. Habilidade BNCC: EF15MA02.

9. Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão artística. As crianças podem criar suas próprias histórias e personagens, utilizando recortes de papel e uma fonte de luz. Essa atividade também ajuda a desenvolver a coordenação motora e a imaginação. Habilidade BNCC: EF15LP02.

10. Criação de um Livro Coletivo

A criação de um livro coletivo é uma atividade que envolve a colaboração entre os alunos. Cada criança pode contribuir com uma página, ilustrando e escrevendo sobre um tema específico. Essa atividade estimula a escrita, a leitura e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP03.