15 Ideias de Atividades (BNCC) contação de histórias na educação infantil

1. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma maneira lúdica de envolver as crianças. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e, em seguida, apresentar a história em grupos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EI02CG03.

2. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde cada criança pode escolher um livro para ler em voz alta. Isso promove a autonomia e o gosto pela leitura. Além disso, os alunos podem discutir as histórias lidas, desenvolvendo habilidades de interpretação. Habilidade BNCC: EI01EF01.

3. Criação de Livros Coletivos

As crianças podem trabalhar em grupos para criar um livro coletivo. Cada grupo pode ser responsável por um capítulo ou uma ilustração. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de resultar em um produto final que pode ser compartilhado com a turma. Habilidade BNCC: EI02EF03.

4. Teatro de Sombras

Utilizar a técnica do teatro de sombras para contar histórias. As crianças podem criar silhuetas e usar uma fonte de luz para projetar as sombras na parede. Essa atividade desenvolve a imaginação e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI02CG04.

5. Contação de Histórias com Música

Integrar músicas às histórias contadas. As crianças podem escolher uma música que se relacione com a narrativa e usá-la como fundo durante a contação. Isso ajuda a criar uma atmosfera envolvente e estimula a apreciação musical. Habilidade BNCC: EI02CN01.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Após a contação de uma história, realizar um jogo de perguntas e respostas sobre o enredo. Isso ajuda a fixar o conteúdo e a desenvolver o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EI02EF02.

7. Desenho da História

Pedir que as crianças desenhem uma cena da história que mais gostaram. Essa atividade estimula a interpretação e a expressão artística, além de permitir que as crianças compartilhem suas visões sobre a narrativa. Habilidade BNCC: EI02AR01.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

As crianças podem transformar uma história lida em uma história em quadrinhos. Essa atividade estimula a síntese de informações e a criatividade, além de ser uma forma divertida de contar histórias. Habilidade BNCC: EI02EF04.

9. Contação de Histórias com Objetos

Utilizar objetos do cotidiano para contar histórias. As crianças podem escolher objetos e criar narrativas em torno deles, desenvolvendo a imaginação e a habilidade de contar histórias. Habilidade BNCC: EI02CG02.

10. Criação de Mapa da História

Após a leitura de uma história, as crianças podem criar um mapa que represente os principais eventos e personagens. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão espacial e a sequência lógica dos acontecimentos. Habilidade BNCC: EI02EF03.