15 Ideias de Atividades (BNCC) regras de convivência educação infantil

1. Jogo das Regras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo onde as crianças devem seguir regras específicas. Os alunos podem ser divididos em grupos e, após a elaboração das regras, devem jogar respeitando-as. Essa atividade promove a compreensão da importância das regras na convivência em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Mural das Emoções

Os alunos criam um mural onde podem expressar suas emoções através de desenhos e palavras. Essa atividade incentiva a empatia e a compreensão dos sentimentos dos colegas, fundamentais para uma boa convivência. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Teatro das Regras

Os alunos encenam situações do cotidiano onde as regras de convivência são desrespeitadas e, em seguida, apresentam como poderiam ser respeitadas. Essa atividade estimula a reflexão sobre comportamentos e suas consequências. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Caça ao Tesouro das Regras

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas são baseadas em regras de convivência. As crianças devem seguir as pistas e, ao final, discutir a importância de cada regra encontrada. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo do Sim e do Não

Uma dinâmica onde os alunos devem responder perguntas sobre regras de convivência com “sim” ou “não”. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento sobre o que é aceitável ou não em um ambiente escolar. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos que abordam situações de convivência e as regras que devem ser seguidas. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre comportamentos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Dinâmica do Espelho

Os alunos formam duplas e um deles deve imitar o comportamento do outro, que pode incluir ações que respeitam ou desrespeitam as regras de convivência. Após a atividade, os alunos discutem como se sentiram. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Cartazes de Regras

Os alunos criam cartazes ilustrativos sobre as regras de convivência que consideram mais importantes. Esses cartazes podem ser expostos na sala de aula, servindo como lembretes visuais. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Roda de Conversa

Promova uma roda de conversa onde os alunos podem compartilhar experiências sobre convivência e discutir as regras que devem ser seguidas. Essa atividade promove a escuta ativa e o respeito às opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo da Amizade

Os alunos jogam um jogo onde devem identificar ações que promovem a amizade e a convivência harmoniosa. Essa atividade ajuda a reforçar comportamentos positivos e a importância das relações interpessoais. Habilidade BNCC: EF15LP10.