15 Ideias de Atividades (BNCC) animais

1. Criação de Máscaras de Animais

Os alunos podem criar máscaras de diferentes animais utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e permite que os alunos aprendam sobre as características de cada animal. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas incluem: EF15AR01 (Produção de arte) e EF02CI01 (Identificação de características dos seres vivos).

2. Jogo da Memória com Animais

Desenvolver um jogo da memória com imagens de animais e suas respectivas características. Os alunos devem encontrar os pares e, ao mesmo tempo, aprender sobre os habitats e comportamentos dos animais. Essa atividade pode abordar as habilidades EF15LP02 (Leitura e interpretação de textos) e EF02CI02 (Classificação dos seres vivos).

3. Contação de Histórias sobre Animais

Os alunos podem criar e contar histórias que envolvam animais, promovendo a oralidade e a criatividade. Essa atividade pode ser complementada com ilustrações e encenações. Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas incluem: EF15LP03 (Produção de textos orais) e EF02LP04 (Leitura de diferentes gêneros textuais).

4. Pesquisa sobre Animais em Extinção

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre animais em extinção, suas características e o que pode ser feito para preservá-los. Essa atividade estimula a pesquisa e a conscientização ambiental, abordando as habilidades EF15CI03 (Compreensão de fenômenos naturais) e EF02CI03 (Reconhecimento da importância da biodiversidade).

5. Criação de um Herbário de Animais

Os alunos podem coletar informações sobre diferentes animais e criar um herbário, incluindo fotos, descrições e curiosidades. Essa atividade promove a pesquisa e a organização de informações, abordando as habilidades EF15CI04 (Investigação científica) e EF02CI04 (Registro de informações).

6. Teatro de Fantoches com Animais

Os alunos podem criar fantoches de animais e encenar histórias, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em grupo. Essa atividade pode trabalhar as habilidades EF15AR02 (Criação artística) e EF02LP05 (Interpretação de textos).

7. Desenho e Pintura de Animais

Os alunos podem desenhar e pintar seus animais favoritos, explorando técnicas de arte e aprendendo sobre as cores e formas. Essa atividade pode abordar as habilidades EF15AR03 (Expressão artística) e EF02AR01 (Experimentação de diferentes materiais).

8. Mapa dos Habitats dos Animais

Os alunos podem criar um mapa que represente os habitats de diferentes animais, identificando onde vivem e as características de cada ambiente. Essa atividade pode trabalhar as habilidades EF15GE01 (Compreensão do espaço geográfico) e EF02CI05 (Relação entre os seres vivos e o ambiente).

9. Experiência com Sons de Animais

Os alunos podem ouvir e identificar os sons de diferentes animais, discutindo como esses sons são utilizados na comunicação. Essa atividade pode abordar as habilidades EF15CI06 (Estudo dos sentidos) e EF02CI06 (Reconhecimento de diferentes formas de comunicação).

10. Criação de um Diário de Animais

Os alunos podem manter um diário onde registram informações sobre animais que conhecem, incluindo desenhos, descrições e curiosidades. Essa atividade estimula a escrita e a observação, abordando as habilidades EF15LP06 (Produção escrita) e EF02LP07 (Registro de experiências).