15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências 6º ano

15 Ideias de Atividades (BNCC) de Ciências 6º Ano

1. Experimento sobre a fotossíntese: Os alunos podem realizar um experimento simples utilizando plantas em diferentes condições de luz. Essa atividade permite observar como a luz influencia o processo de fotossíntese. Habilidade BNCC: EF06CI03.

2. Construção de um ecossistema em miniatura: Os estudantes podem criar um terrário que simule um ecossistema, incluindo plantas e pequenos animais. Essa atividade ajuda a entender as interações entre os seres vivos e o ambiente. Habilidade BNCC: EF06CI04.

3. Pesquisa sobre os biomas brasileiros: Os alunos podem dividir-se em grupos e pesquisar sobre diferentes biomas do Brasil, apresentando suas características e biodiversidade. Habilidade BNCC: EF06CI05.

4. Experiência com a densidade dos líquidos: Utilizando líquidos de diferentes densidades, os alunos podem observar como eles se comportam ao serem misturados. Essa atividade é excelente para discutir conceitos de densidade e propriedades dos materiais. Habilidade BNCC: EF06CI06.

5. Criação de um diário de observação da natureza: Os estudantes podem manter um diário onde registram suas observações sobre plantas e animais ao longo do tempo, promovendo a prática da observação científica. Habilidade BNCC: EF06CI07.

6. Debate sobre energias renováveis: Organizar um debate em sala de aula sobre as vantagens e desvantagens das energias renováveis, estimulando o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF06CI08.

7. Experimento sobre a água e suas propriedades: Realizar atividades que demonstrem as propriedades da água, como a tensão superficial e a capilaridade, utilizando materiais simples. Habilidade BNCC: EF06CI09.

8. Visita a um parque ou reserva natural: Planejar uma visita a um parque para observar a biodiversidade local, promovendo a conexão dos alunos com a natureza. Habilidade BNCC: EF06CI10.

9. Montagem de um painel sobre o ciclo da água: Os alunos podem criar um painel ilustrativo que mostre as etapas do ciclo da água, incluindo evaporação, condensação e precipitação. Habilidade BNCC: EF06CI11.

10. Atividade de reciclagem: Promover uma atividade onde os alunos aprendem sobre a importância da reciclagem e podem criar objetos a partir de materiais recicláveis. Habilidade BNCC: EF06CI12.

11. Simulação de uma cadeia alimentar: Os alunos podem representar uma cadeia alimentar utilizando figuras ou objetos, discutindo as relações entre os organismos. Habilidade BNCC: EF06CI13.

12. Experiência sobre a força da gravidade: Realizar um experimento simples que demonstre a força da gravidade, como deixar cair diferentes objetos e observar a queda. Habilidade BNCC: EF06CI14.

13. Criação de um jogo de perguntas e respostas: Os alunos podem desenvolver um jogo que aborde temas de ciências, promovendo a revisão de conteúdos de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF06CI15.

14. Estudo sobre a poluição: Realizar uma pesquisa sobre os tipos de poluição e suas consequências, apresentando soluções para minimizar os impactos. Habilidade BNCC: EF06CI16.

15. Experiência com imãs: Os alunos podem explorar as propriedades dos imãs, testando quais materiais são atraídos e discutindo o conceito de magnetismo. Habilidade BNCC: EF06CI17.