15 Ideias de Atividades (BNCC) identidade

1. Mapa da Identidade Pessoal

Os alunos podem criar um mapa da identidade pessoal, onde desenham ou colam imagens que representam suas origens, culturas, hobbies e valores. Essa atividade estimula a reflexão sobre quem são e como suas experiências moldam sua identidade. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Linha do Tempo Familiar

Nesta atividade, os estudantes devem construir uma linha do tempo que represente a história de sua família, incluindo eventos significativos, tradições e mudanças ao longo do tempo. Isso ajuda a compreender a importância da herança cultural e familiar. Habilidade BNCC: EF15HI01.

3. Entrevista com um Idoso

Os alunos podem entrevistar um membro mais velho da família ou da comunidade para aprender sobre suas experiências de vida e como a identidade cultural se manifesta em suas histórias. Essa atividade promove o respeito e a valorização da sabedoria dos mais velhos. Habilidade BNCC: EF15HI02.

4. Criação de um Diário de Identidade

Cada aluno pode manter um diário onde registra suas reflexões sobre sua identidade, incluindo sentimentos, desafios e conquistas. Essa prática incentiva a autoexpressão e a autoconhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Apresentação de Culturas

Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre diferentes culturas, incluindo costumes, tradições e idiomas. Essa atividade promove a diversidade e a empatia entre os estudantes. Habilidade BNCC: EF15HI03.

6. Jogo de Identidade

Os alunos participam de um jogo onde devem adivinhar a identidade de personagens históricos ou figuras importantes de sua cultura, utilizando pistas sobre suas contribuições e legados. Habilidade BNCC: EF15HI04.

7. Mural da Diversidade

Os estudantes criam um mural coletivo que represente a diversidade da turma, incluindo fotos, desenhos e textos que falem sobre as diferentes identidades presentes. Essa atividade promove a inclusão e o respeito. Habilidade BNCC: EF15LP03.

8. Roda de Conversa sobre Identidade

Organizar uma roda de conversa onde os alunos podem compartilhar suas experiências e reflexões sobre identidade, cultura e pertencimento. Essa atividade estimula o diálogo e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Projeto de Identidade Digital

Os alunos devem criar um projeto que represente sua identidade digital, refletindo sobre como se apresentam nas redes sociais e a importância da imagem online. Habilidade BNCC: EF15ET01.

10. Criação de um Livro de Identidade

Cada aluno pode criar um pequeno livro que contenha informações sobre si mesmo, incluindo suas preferências, sonhos e o que os torna únicos. Essa atividade estimula a criatividade e a autoafirmação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

11. Teatro de Identidade

Os alunos podem desenvolver uma peça de teatro que explore temas de identidade, como preconceito, aceitação e diversidade. Essa atividade promove a empatia e a reflexão crítica. Habilidade BNCC: EF15AR01.

12. Pesquisa sobre a História Local

Os estudantes realizam uma pesquisa sobre a história da sua cidade ou região, identificando como a cultura local influencia a identidade dos habitantes. Habilidade BNCC: EF15HI05.

13. Criação de um Hino da Turma

Os alunos podem compor um hino que represente a identidade da turma, incluindo valores e características que consideram importantes. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR02.

14. Exposição de Artes Visuais

Os alunos criam obras de arte que representem suas identidades e as expõem para a comunidade escolar. Essa atividade valoriza a expressão artística e a diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15AR03.

15. Debate sobre Identidade e Sociedade

Organizar um debate em sala de aula sobre questões relacionadas à identidade, como raça, gênero e classe social, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e aprendam a respeitar as diferenças. Habilidade BNCC: EF15LP06.