15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o folclore

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade envolvente para os alunos é a contação de histórias folclóricas. Os professores podem selecionar contos populares, como “O Saci Pererê” ou “A Iara”, e promover uma roda de leitura. Os alunos podem ser incentivados a dramatizar as histórias, desenvolvendo habilidades de expressão oral e criatividade. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a prática de leitura e interpretação de textos narrativos.

2. Criação de Fantoches de Personagens Folclóricos

Os alunos podem criar fantoches de personagens do folclore brasileiro, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Essa atividade estimula a coordenação motora e a imaginação. Após a confecção, os alunos podem apresentar pequenas peças teatrais, promovendo o trabalho em grupo e a expressão artística. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR02, que aborda a produção de arte e a valorização da cultura popular.

3. Pesquisa sobre Lendas Regionais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre lendas folclóricas de suas regiões. Essa atividade pode ser feita em grupos, onde cada grupo apresenta suas descobertas para a turma. Além de desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação, essa atividade promove o respeito e a valorização das culturas locais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15HI01, que trata da diversidade cultural brasileira.

4. Criação de um Mapa do Folclore Brasileiro

Os alunos podem criar um mapa ilustrado do Brasil, destacando as principais lendas e personagens folclóricos de cada região. Essa atividade pode ser realizada em sala de aula ou como um projeto em casa. O mapa pode ser exposto na escola, promovendo a troca de conhecimentos entre os alunos. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15GE01, que envolve a leitura e interpretação de mapas.

5. Oficina de Música Folclórica

Uma oficina de música folclórica pode ser uma excelente maneira de introduzir os alunos às tradições musicais do Brasil. Os professores podem ensinar canções populares, como “Asa Branca” ou “O Caderno”, e incentivar os alunos a compor suas próprias músicas inspiradas no folclore. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15AR03, que propõe a criação e interpretação musical.

6. Criação de Quadrinhos sobre Folclore

Os alunos podem criar quadrinhos que retratem histórias folclóricas. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de síntese, além de promover a leitura e a interpretação de narrativas visuais. Os quadrinhos podem ser expostos em uma feira cultural na escola, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a produção de textos em diferentes formatos.

7. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Folclore

Um jogo de perguntas e respostas sobre o folclore pode ser uma maneira divertida de revisar o conteúdo aprendido. Os alunos podem ser divididos em equipes e responder a perguntas sobre personagens, lendas e tradições folclóricas. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a competição saudável, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a prática de leitura e interpretação de textos informativos.

8. Criação de Máscaras de Personagens Folclóricos

Os alunos podem criar máscaras representando personagens do folclore, como o Boto ou a Cuca. Essa atividade envolve habilidades manuais e artísticas, além de permitir que os alunos explorem a cultura popular. As máscaras podem ser utilizadas em uma apresentação teatral, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR01, que propõe a valorização das manifestações culturais.

9. Estudo de Danças Folclóricas

Os alunos podem aprender sobre danças folclóricas brasileiras, como o Frevo ou a Quadrilha. Os professores podem organizar uma aula prática onde os alunos aprendem os passos e a história por trás das danças. Essa atividade promove a atividade física e o conhecimento cultural, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF01, que trata da prática de atividades corporais.

10. Produção de um Livro Coletivo de Folclore

Os alunos podem colaborar na produção de um livro coletivo que reúna histórias, ilustrações e informações sobre o folclore brasileiro. Cada aluno pode contribuir com uma página, promovendo a escrita criativa e o trabalho em equipe. O livro pode ser impresso e distribuído na escola, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que aborda a produção de textos coletivos.