15 Ideias de Atividades (BNCC) de futebol

1. Jogo de Passes

Organize uma atividade onde os alunos devem formar duplas e praticar passes de futebol. A ideia é que eles se posicionem a uma distância adequada e utilizem diferentes partes do pé para realizar os passes. Essa atividade pode ser acompanhada de uma discussão sobre a importância do passe no jogo e como ele pode ser utilizado para criar jogadas. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Dribles Criativos

Proponha um circuito de dribles utilizando cones ou outros obstáculos. Os alunos devem praticar diferentes tipos de dribles, como o drible em velocidade e o drible em espaço reduzido. Ao final, cada aluno pode apresentar um drible criativo para a turma. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Mini-Jogo de Futebol

Divida a turma em equipes e organize um mini-jogo de futebol. Essa atividade deve ser realizada em um espaço adequado, com regras simplificadas para garantir a participação de todos. Durante o jogo, incentive os alunos a aplicar as habilidades que aprenderam nas atividades anteriores. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Análise de Jogo

Exiba um vídeo de uma partida de futebol e peça aos alunos que analisem as jogadas, identificando passes, dribles e estratégias utilizadas pelas equipes. Após a análise, promova uma discussão sobre o que cada um aprendeu e como podem aplicar esses conceitos nas atividades práticas. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Criação de Jogadas

Os alunos devem se reunir em grupos para criar uma jogada de futebol que envolva passes e dribles. Cada grupo apresentará sua jogada para a turma, explicando a estratégia por trás dela. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Futebol Adaptado

Proponha uma atividade de futebol adaptado, onde as regras são ajustadas para incluir alunos com diferentes habilidades. Isso pode incluir o uso de bolas maiores ou a modificação das dimensões do campo. O objetivo é promover a inclusão e a participação de todos. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Treino de Finalizações

Organize uma sessão de treino focada em finalizações. Os alunos devem praticar chutar ao gol a partir de diferentes posições e distâncias. É importante discutir a técnica correta de finalização e a importância de acertar o alvo. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogo de Posse de Bola

Realize um jogo onde o objetivo é manter a posse de bola por um determinado tempo. As equipes devem trabalhar juntas para passar a bola e evitar que a equipe adversária a recupere. Essa atividade desenvolve a habilidade de passe e a comunicação entre os jogadores. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Desafio de Habilidades

Crie um desafio onde os alunos devem completar uma série de tarefas relacionadas ao futebol, como passes, dribles e finalizações, em um tempo determinado. Essa atividade pode ser feita em formato de competição, incentivando a superação pessoal e a prática das habilidades. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Futebol e Educação Física

Promova uma discussão sobre a relação entre o futebol e a educação física, abordando temas como saúde, trabalho em equipe e disciplina. Os alunos podem compartilhar suas experiências e reflexões sobre como o futebol pode impactar suas vidas. Habilidade BNCC: EF15EF10.