15 Ideias de Atividades (BNCC) primeiro dia de aula

1. Apresentação Criativa

Uma atividade que promove a interação entre os alunos é a apresentação criativa. Os alunos podem criar um cartaz ou uma apresentação digital sobre si mesmos, incluindo informações como nome, hobbies e expectativas para o ano letivo. Essa atividade estimula a comunicação e a criatividade, além de ajudar os alunos a se conhecerem melhor. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Dinâmica do Nome

A dinâmica do nome é uma excelente maneira de quebrar o gelo. Os alunos se sentam em círculo e, um por um, dizem seu nome e uma palavra que comece com a mesma letra do nome. Essa atividade ajuda a memorizar os nomes e cria um ambiente acolhedor. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Mapa dos Sonhos

Os alunos podem criar um “mapa dos sonhos”, onde desenham ou colam imagens que representam suas metas e desejos para o ano. Essa atividade estimula a reflexão e o planejamento, além de ser uma forma de expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Jogo das Perguntas

O jogo das perguntas é uma atividade interativa onde os alunos escrevem perguntas em papéis e as colocam em uma caixa. Em seguida, cada aluno retira uma pergunta e deve respondê-la. Essa atividade promove a curiosidade e o diálogo entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Criação de Regras de Convívio

Os alunos podem participar da elaboração das regras de convivência da sala de aula. Divididos em grupos, eles podem discutir e apresentar propostas que serão votadas. Essa atividade promove a cidadania e o respeito mútuo. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Cartões de Boas-Vindas

Os alunos podem criar cartões de boas-vindas para seus colegas e professores. Essa atividade estimula a criatividade e a empatia, além de criar um clima positivo no ambiente escolar. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Linha do Tempo Pessoal

Cada aluno pode criar uma linha do tempo pessoal, destacando eventos importantes de sua vida. Essa atividade ajuda os alunos a refletirem sobre suas experiências e a compartilhá-las com os colegas. Habilidade BNCC: EF15HI01.

8. Jogo da Memória com Habilidades

Os alunos podem participar de um jogo da memória, onde cada carta contém uma habilidade da BNCC. Ao encontrar os pares, os alunos discutem como essas habilidades podem ser aplicadas no dia a dia. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Roda de Conversa sobre Expectativas

Uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas expectativas para o ano letivo é uma ótima maneira de promover a empatia e a escuta ativa. Cada aluno pode falar sobre o que espera aprender e como gostaria de contribuir para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Caça ao Tesouro de Conhecimentos

Os alunos podem participar de uma caça ao tesouro, onde devem encontrar informações sobre a BNCC e suas habilidades. Essa atividade estimula a pesquisa e o trabalho em equipe, além de promover o conhecimento sobre o currículo. Habilidade BNCC: EF15CI02.