15 Ideias de Atividades (BNCC) maternal 3

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma lúdica de estimular a criatividade e a coordenação motora das crianças do maternal 3. Os alunos podem usar tintas de diferentes cores para criar suas próprias obras de arte, explorando texturas e cores. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que propõe a exploração de diferentes materiais e técnicas artísticas.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática essencial para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação. Os professores podem escolher livros ilustrados e contar histórias de forma interativa, incentivando as crianças a participar com perguntas e comentários. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03LP01, que aborda a apreciação e a produção de narrativas.

3. Jogos de Memória

Os jogos de memória são ótimos para desenvolver a atenção e a memória das crianças. Os professores podem criar cartões com figuras de animais, objetos ou letras e promover atividades em que as crianças precisam encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF01, que envolve a prática de jogos e brincadeiras que estimulam o raciocínio lógico.

4. Atividades de Recorte e Colagem

As atividades de recorte e colagem ajudam a desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade. Os alunos podem recortar imagens de revistas e colá-las em folhas de papel, criando colagens temáticas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG04, que propõe a utilização de diferentes técnicas de expressão artística.

5. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são fundamentais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Os professores podem criar cenários e fornecer fantasias para que os alunos encenem situações do cotidiano. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03ET01, que aborda a exploração de diferentes papéis e situações sociais.

6. Atividades de Música e Movimento

A música e o movimento são essenciais para o desenvolvimento motor e rítmico das crianças. Os professores podem promover atividades que envolvam danças, cantigas e jogos musicais, estimulando a expressão corporal. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03MU01, que propõe a vivência de diferentes ritmos e movimentos corporais.

7. Experimentos com Água

Os experimentos com água são uma excelente forma de introduzir conceitos científicos de maneira lúdica. Os alunos podem explorar a flutuação, a mistura de cores e a temperatura da água. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CN01, que envolve a observação e a experimentação de fenômenos naturais.

8. Criação de Máscaras

A criação de máscaras é uma atividade divertida que estimula a criatividade e a expressão artística. Os alunos podem usar papel, tintas e outros materiais para criar suas próprias máscaras, que podem ser utilizadas em brincadeiras. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG03, que propõe a exploração de diferentes formas de expressão artística.

9. Atividades de Jardinagem

A jardinagem é uma atividade que ensina sobre a natureza e a responsabilidade. Os alunos podem plantar sementes e cuidar das plantas, observando seu crescimento ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CN02, que aborda o cuidado com o meio ambiente e a observação da natureza.

10. Jogos de Construção

Os jogos de construção, como blocos e peças de encaixe, são ótimos para desenvolver habilidades motoras e de raciocínio. Os alunos podem criar diferentes estruturas, estimulando a criatividade e a resolução de problemas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03EF02, que envolve a construção e a manipulação de objetos.