15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês para iniciantes

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade divertida para iniciantes em inglês é o jogo de vocabulário. Os alunos podem formar equipes e competir para ver quem consegue identificar mais palavras em inglês relacionadas a um tema específico, como animais, cores ou alimentos. Essa atividade pode ser adaptada para incluir cartões com imagens e palavras, promovendo a associação visual. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Música e Letras

Utilizar músicas em inglês é uma excelente maneira de ensinar novos vocabulários e estruturas gramaticais. Os alunos podem ouvir uma canção e, em seguida, preencher lacunas na letra ou discutir o tema da música. Essa atividade estimula a escuta ativa e a compreensão auditiva. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Dramatização de Diálogos

Os alunos podem criar e encenar diálogos simples em inglês, utilizando frases que aprenderam em sala de aula. Essa atividade ajuda a desenvolver a fluência e a confiança ao falar. Os diálogos podem ser baseados em situações cotidianas, como fazer compras ou pedir comida em um restaurante. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Cartões de Memória

Os cartões de memória são uma ferramenta eficaz para reforçar o vocabulário. Os alunos podem criar seus próprios cartões com palavras em inglês de um lado e imagens do outro. Em duplas, eles podem jogar um jogo de memória, tentando encontrar os pares correspondentes. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Caça-Palavras Temático

Os professores podem criar caça-palavras com palavras em inglês relacionadas a um tema específico, como esportes ou hobbies. Essa atividade não só ajuda os alunos a reconhecerem palavras, mas também a se familiarizarem com a ortografia correta. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Descrição de Imagens

Os alunos podem trabalhar em grupos para descrever imagens em inglês. Cada grupo recebe uma imagem e deve apresentar ao restante da turma, utilizando vocabulário apropriado. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da fala. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Criar um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam responder perguntas em inglês para avançar é uma forma divertida de aprender. As perguntas podem variar em dificuldade e abordar diferentes tópicos, como gramática, vocabulário e cultura. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Atividades de Leitura em Grupo

Os alunos podem ler pequenos textos em inglês em grupos e discutir o conteúdo. Essa atividade promove a compreensão de leitura e a troca de ideias, além de permitir que os alunos pratiquem a pronúncia. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos em inglês, utilizando diálogos simples. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita, além de permitir que os alunos expressem suas ideias de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Entrevistas em Dupla

Os alunos podem realizar entrevistas em duplas, onde um faz perguntas e o outro responde em inglês. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de conversação e a praticar a escuta. Os temas podem variar, desde hobbies até sonhos e aspirações. Habilidade BNCC: EF15LP10.