15 Ideias de Atividades (BNCC) jardim 2

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade rica em desenvolvimento de habilidades linguísticas e sociais. Os professores podem escolher livros que abordem temas do cotidiano das crianças e que estejam alinhados com a BNCC, como a habilidade EF15LP01, que envolve a apreciação e a produção de narrativas. Após a leitura, as crianças podem ser incentivadas a criar suas próprias histórias, utilizando elementos visuais como desenhos ou fantoches para representar os personagens.

2. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis é uma excelente forma de trabalhar a criatividade e a consciência ambiental. Essa atividade pode estar relacionada à habilidade EF02AR01 da BNCC, que trata da exploração de diferentes materiais. As crianças podem criar esculturas, colagens ou até mesmo brinquedos, aprendendo sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.

3. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma atividade lúdica que estimula a memória e o vocabulário das crianças. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens que representem essas palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC, que envolve a leitura e a escrita de palavras. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de água e óleo ou a criação de um vulcão com bicarbonato de sódio, pode despertar a curiosidade das crianças. Essa atividade se relaciona à habilidade EF02CI01 da BNCC, que incentiva a investigação e a observação. Os alunos podem registrar suas observações em um caderno de ciências, desenvolvendo habilidades de escrita e raciocínio lógico.

5. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento nas aulas é uma forma eficaz de trabalhar a coordenação motora e a expressão corporal. Os professores podem utilizar a habilidade EF02MU01 da BNCC, que envolve a apreciação musical, para criar coreografias simples ou jogos de dança. Essa atividade promove a socialização e o desenvolvimento emocional das crianças, além de ser muito divertida.

6. Criação de um Jardim Sensorial

Construir um jardim sensorial na escola é uma atividade que estimula os sentidos das crianças. Essa proposta está alinhada à habilidade EF02CI02 da BNCC, que trata da exploração do ambiente. As crianças podem plantar flores, ervas e até mesmo vegetais, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da natureza. Além disso, podem explorar texturas, cheiros e cores, enriquecendo sua experiência sensorial.

7. Jogos de Raciocínio Lógico

Os jogos de raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro, são ótimos para desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF02MA01 da BNCC, que envolve a resolução de problemas matemáticos. Os alunos podem trabalhar em grupos, discutindo estratégias e soluções, o que também promove o trabalho em equipe.

8. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária é uma maneira divertida de ensinar matemática e ciências. Os professores podem alinhar essa atividade à habilidade EF02MA02 da BNCC, que envolve a utilização de medidas. As crianças podem preparar receitas simples, aprendendo sobre frações e proporções, além de explorar os diferentes estados da matéria ao cozinhar. Essa atividade também pode incluir discussões sobre alimentação saudável.

9. Criação de um Mural Coletivo

A criação de um mural coletivo é uma atividade que estimula a colaboração e a expressão artística. Os alunos podem trabalhar juntos para desenhar ou pintar um tema específico, alinhando-se à habilidade EF02AR02 da BNCC, que trata da produção artística. Essa atividade pode ser uma ótima oportunidade para discutir temas sociais e culturais, promovendo a reflexão e o diálogo entre as crianças.

10. Atividades de Leitura ao Ar Livre

Levar as crianças para ler ao ar livre é uma forma de conectar a literatura com a natureza. Essa atividade pode estar relacionada à habilidade EF15LP03 da BNCC, que envolve a leitura de diferentes gêneros textuais. Os professores podem escolher livros que falem sobre a natureza ou que incentivem a imaginação, criando um ambiente agradável e inspirador para a leitura. Além disso, essa prática pode ajudar a desenvolver o gosto pela leitura.