15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática 1º ano números

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números de 1 a 10. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo a habilidade de reconhecimento numérico. Habilidade BNCC: EF01MA01.

2. Contagem com Objetos

Os alunos podem utilizar objetos do dia a dia, como tampinhas ou blocos, para realizar contagens. A atividade pode ser feita em grupos, onde cada grupo deve contar e registrar a quantidade de objetos. Habilidade BNCC: EF01MA02.

3. Sequência Numérica

Propor aos alunos a tarefa de organizar números de 1 a 10 em ordem crescente e decrescente. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão da sequência numérica. Habilidade BNCC: EF01MA03.

4. Bingo dos Números

Crie um bingo utilizando números de 1 a 10. Os alunos devem marcar os números que são chamados, promovendo a atenção e a identificação numérica. Habilidade BNCC: EF01MA04.

5. Desenho e Contagem

Os alunos desenham diferentes quantidades de objetos, como frutas ou animais, e depois contam quantos desenharam. Essa atividade integra a arte com a matemática, reforçando a contagem. Habilidade BNCC: EF01MA05.

6. Jogo de Dados

Utilize dados para que os alunos joguem e somem os números que saem. Essa atividade é excelente para trabalhar a adição e a identificação de números. Habilidade BNCC: EF01MA06.

7. Atividade de Agrupamento

Peça aos alunos que agrupem objetos em quantidades de 1 a 10. Por exemplo, agrupar 5 lápis e 3 borrachas. Essa atividade ajuda a entender a noção de quantidade. Habilidade BNCC: EF01MA07.

8. Contagem de Passos

Leve os alunos para fora da sala e peça que contem quantos passos dão até um determinado ponto. Essa atividade promove a contagem em um contexto real. Habilidade BNCC: EF01MA08.

9. Histórias com Números

Crie uma história em que os personagens precisam contar objetos ou realizar ações que envolvam números. Os alunos podem ilustrar a história e apresentar para a turma. Habilidade BNCC: EF01MA09.

10. Caça ao Tesouro Numérico

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos numerados de 1 a 10. Essa atividade é lúdica e estimula a movimentação e a contagem. Habilidade BNCC: EF01MA10.

11. Cartazes de Números

Os alunos podem criar cartazes com números e desenhar a quantidade correspondente de objetos. Essa atividade ajuda a fixar a relação entre número e quantidade. Habilidade BNCC: EF01MA11.

12. Música e Números

Utilize músicas que envolvam contagem e números. Os alunos podem cantar e acompanhar a contagem, tornando a aprendizagem mais divertida. Habilidade BNCC: EF01MA12.

13. Atividade de Comparação

Proponha que os alunos comparem quantidades de diferentes grupos de objetos, utilizando termos como “mais que”, “menos que” e “igual a”. Habilidade BNCC: EF01MA13.

14. Jogo de Tabuleiro

Crie um jogo de tabuleiro simples onde os alunos devem avançar casas ao responder corretamente perguntas sobre números. Essa atividade estimula a competição saudável e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF01MA14.

15. Montagem de Quebra-Cabeça Numérico

Os alunos podem montar quebra-cabeças que envolvem números, onde cada peça representa uma quantidade. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF01MA15.