15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre higiene

1. Jogo da Memória da Higiene

Crie um jogo da memória utilizando cartões que representem diferentes práticas de higiene, como escovar os dentes, lavar as mãos e tomar banho. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes e, ao fazê-lo, discutir a importância de cada prática. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a valorização de hábitos saudáveis.

2. Cartazes de Higiene

Pede-se que os alunos criem cartazes informativos sobre a importância da higiene pessoal. Eles podem incluir ilustrações e textos explicativos sobre como realizar cada prática corretamente. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a produção de textos informativos.

3. Teatro de Fantoches

Organize uma apresentação de teatro de fantoches onde os alunos encenem situações relacionadas à higiene, como a rotina de escovação dos dentes ou a lavagem das mãos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR02, que promove a expressão artística e a criatividade.

4. Experimento da Germinação

Realize um experimento simples onde os alunos plantam sementes em dois vasos: um que foi manuseado com as mãos sujas e outro com as mãos limpas. Após algumas semanas, eles poderão observar a diferença no crescimento das plantas, reforçando a importância da higiene. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a observação e experimentação.

5. Música sobre Higiene

Os alunos podem criar uma canção ou paródia sobre a importância da higiene. A atividade pode incluir a composição de letras e a apresentação musical. Essa proposta atende à habilidade BNCC EF15AR03, que estimula a produção e apreciação de diferentes formas de arte.

6. Desenho da Rotina de Higiene

Pede-se que os alunos desenhem sua rotina de higiene diária, incluindo atividades como escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos. Após a atividade, eles podem apresentar seus desenhos e explicar a importância de cada passo. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos visuais.

7. Vídeo Educativo

Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre práticas de higiene. Eles devem pesquisar, roteirizar e gravar o conteúdo, que pode ser compartilhado com a turma. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15TE01, que incentiva o uso de tecnologias digitais na produção de conteúdos.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um quiz sobre higiene, onde os alunos respondem a perguntas sobre práticas saudáveis. Isso pode ser feito em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a compreensão e produção de diferentes gêneros textuais.

9. Criação de um Diário de Higiene

Os alunos podem manter um diário onde registram suas práticas de higiene ao longo de uma semana. Eles devem refletir sobre como se sentiram e a importância de cada atividade. Essa proposta está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP05, que estimula a escrita reflexiva e criativa.

10. Oficina de Sabão Artesanal

Realize uma oficina onde os alunos aprendem a fazer sabão artesanal. Durante a atividade, discuta a importância do uso do sabão para a higiene das mãos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CI02, que aborda a relação entre ciência e cotidiano.