15 Ideias de Atividades (BNCC) português 3º ano

1. Jogo de Palavras Cruzadas

Uma atividade divertida que envolve a criação de palavras cruzadas utilizando vocabulário estudado em sala de aula. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver suas próprias palavras cruzadas, utilizando palavras que aprenderam em aulas anteriores. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas estudados nas aulas de português. Essa atividade permite que eles expressem suas ideias de forma visual e escrita, desenvolvendo habilidades de narrativa e interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Leitura e Interpretação de Textos

Promover a leitura de diferentes gêneros textuais, seguido de discussões em grupo sobre o conteúdo lido. Os alunos podem responder a perguntas sobre o texto, identificar personagens e temas, e até mesmo criar resumos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Poemas

Estimular os alunos a escreverem poemas sobre temas que os inspirem, utilizando rimas e métricas. Essa atividade ajuda a desenvolver a sensibilidade estética e a expressão pessoal dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade promove a oralidade e a expressão corporal, além de incentivar o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Debate sobre Temas Relevantes

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema atual ou relevante para os alunos. Essa atividade desenvolve habilidades argumentativas e de escuta ativa, além de promover o respeito às opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Produção de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes que informem sobre um tema específico estudado em aula. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações, além de desenvolver habilidades gráficas. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo de Rimas

Realizar um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimem com uma palavra dada. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver o vocabulário e a consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Blog ou Diário Virtual

Os alunos podem criar um blog ou diário virtual onde compartilham suas experiências e reflexões sobre o que aprenderam. Essa atividade estimula a escrita e a utilização de tecnologias digitais. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Análise de Propagandas

Os alunos podem analisar diferentes tipos de propagandas, discutindo os recursos linguísticos e visuais utilizados. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a interpretação de textos publicitários. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogo de Sinônimos e Antônimos

Promover um jogo onde os alunos devem encontrar sinônimos e antônimos de palavras apresentadas. Essa atividade ajuda a ampliar o vocabulário e a compreensão da língua portuguesa. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos sobre temas estudados, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Contação de Histórias

Organizar uma sessão de contação de histórias, onde os alunos podem compartilhar suas narrativas favoritas ou criar novas histórias. Essa atividade desenvolve a oralidade e a imaginação. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogo de Adivinhações

Os alunos podem criar e jogar adivinhações baseadas em personagens de livros ou temas estudados. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Análise de Letras de Músicas

Os alunos podem analisar letras de músicas, discutindo os temas e as emoções que elas transmitem. Essa atividade promove a interpretação e a apreciação da arte musical. Habilidade BNCC: EF15LP15.