15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre identidade

1. Mapa da Identidade

Os alunos podem criar um mapa da identidade, onde desenham e escrevem sobre suas características pessoais, como hobbies, família, cultura e valores. Essa atividade promove a reflexão sobre a própria identidade e a diversidade entre os colegas. Habilidade BNCC: EF12LP01.

2. Linha do Tempo Pessoal

Nesta atividade, os estudantes devem elaborar uma linha do tempo que represente momentos significativos de suas vidas, como aniversários, mudanças de escola ou eventos familiares. Essa atividade ajuda a compreender a formação da identidade ao longo do tempo. Habilidade BNCC: EF12LP02.

3. Cartão de Apresentação

Os alunos criam um cartão de apresentação que inclui informações sobre si mesmos, como nome, idade, interesses e uma foto. Essa atividade estimula a autoexpressão e a comunicação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF12LP03.

4. Entrevista com um Familiar

Os estudantes realizam entrevistas com familiares para descobrir mais sobre a história da família e suas tradições. Em seguida, eles compartilham suas descobertas com a turma, promovendo o respeito e a valorização das diferentes culturas. Habilidade BNCC: EF12LP04.

5. Diário da Identidade

Criar um diário onde os alunos escrevem sobre suas experiências diárias, sentimentos e reflexões sobre quem são. Essa atividade incentiva a autoanálise e a escrita criativa. Habilidade BNCC: EF12LP05.

6. Teatro da Identidade

Os alunos podem desenvolver pequenas peças de teatro que retratem situações que envolvem a identidade, como preconceito ou aceitação. Essa atividade estimula a empatia e a compreensão das diferenças. Habilidade BNCC: EF12LP06.

7. Colagem de Identidade

Nesta atividade, os estudantes criam uma colagem utilizando recortes de revistas que representem suas identidades, como interesses, sonhos e valores. Essa atividade promove a criatividade e a autoexpressão. Habilidade BNCC: EF12AR01.

8. Roda de Conversa sobre Identidade

Organizar uma roda de conversa onde os alunos possam discutir o que significa identidade para eles e como isso se relaciona com suas vidas. Essa atividade estimula o diálogo e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF12LP07.

9. Projeto de Identidade Cultural

Os alunos pesquisam e apresentam sobre a cultura de diferentes grupos étnicos presentes na sociedade. Essa atividade promove o respeito à diversidade cultural e a valorização das identidades. Habilidade BNCC: EF12HI01.

10. Mural da Diversidade

Os estudantes criam um mural coletivo que represente a diversidade da turma, incluindo desenhos, fotos e textos que falem sobre as identidades de cada um. Essa atividade promove a união e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF12AR02.

11. Jogo de Identidade

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre identidade, onde os alunos devem adivinhar características dos colegas com base em pistas. Essa atividade estimula a interação e o conhecimento mútuo. Habilidade BNCC: EF12LP08.

12. Vídeo de Apresentação

Os alunos podem criar um vídeo curto apresentando-se e compartilhando suas histórias. Essa atividade incentiva o uso de tecnologia e a autoexpressão. Habilidade BNCC: EF12LP09.

13. Música da Identidade

Os estudantes escolhem uma música que represente sua identidade e explicam o porquê da escolha para a turma. Essa atividade promove a reflexão sobre a influência da música na formação da identidade. Habilidade BNCC: EF12AR03.

14. Livro de Identidade

Criar um livro ilustrado onde cada aluno pode contar sua história de vida, incluindo desenhos e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a valorização da própria história. Habilidade BNCC: EF12LP10.

15. Exposição de Identidade

Organizar uma exposição onde os alunos apresentam suas produções sobre identidade, como colagens, textos e vídeos. Essa atividade promove a valorização do trabalho coletivo e a troca de experiências. Habilidade BNCC: EF12AR04.